CAN 2021: Mama Baldé “parou o trânsito” no Egipto.

No último jogo da 2ª jornada do grupo D, do CAN, realizado este sabado,15 de Janeiro de 2022, o Egipto venceu, numa confusão total a Guiné-Bissau pela margem mínima (1-0).

Os Faraós, derrotados na primeira jornada pela Nigéria, estavam obrigados a vencer, mas os Djurtus empataram perto do fim, graças a uma bala de canhão da atacante Mama Baldé.

 

Egipto vs. Guiné-Bissau: Árbitro com “medo” de Mo Salah?

Infelizmente, o árbitro muito pressionado pelos jogadores egípcios liderados por Mohamed Salah, anulou o golo, após consultar o VAR.

E se tivesse sido ao contrário? Se não tivesse havido a pressão de Mo Salah, “estrela” do Liverpool da Premier League inglesa, ou se não fosse o Egipto, mas uma das “pequenas” equipas? Qual teria sido a decisão do árbitro?

Nunca o saberemos, mas a dúvida persistirá e deixara uma dúvida na cabeça dos Djurtus e todos nós que vimos o jogo, porque quando Mama Baldé, após ter tido o braço do defesa egípcio a bloqueá-lo, coloca a mão na parte de trás do pescoço deste, não significa que fosse com a força suficiente para fazer cair aparatosamente o defesa dos Faraós.

Muito difícil de digerir para os Djurtus e os adeptos da Guiné-Bissau este jogo do CAN.

A seleção da Guiné-Bissau esteve à altura da seleção que mais vezes ganhou o CAN, o Egipto.

Durante quase 70 minutos e é verdade duas bolas ao poste, os Faraós não conseguiram marcar. Já passava do minuto 69 minutos, quando depois de um passe de El Solia, Salah, sozinho na frente da baliza, cruzou o remate para abrir o marcador (1-0).

 

Mama Baldé “parou o trânsito” no Egito

Mas, os homens do país da África Ocidental, decidiram lutar e sem medo, avançaram para o campo egípcio. As ocasiões começaram a surgir.

Os Djurtus estavam a obrigar os Faraós a defender constantemente para o desespero do treinador da seleção egípcia, Carlos Queiroz.

Aos 84 minutos o que devia acontecer, aconteceu, Mama Baldé, fez “parar o trânsito” no Cairo e “gelou” o Egipto.

Após um festival pela linha lateral esquerda, Mama Baldé empatou com um remate soberbo de um ângulo apertado e ouviu-se um clamor enorme vindo das bancadas que apoiavam os Djurtus.

Infelizmente, pressionado pela vedeta Mo Salah e toda a equipa egípcia, o árbitro depois de alguma hesitação, consulta o VAR, vai ao ecrã e num golpe de teatro finalmente anulou o golo, ou melhor, a “joia” de Baldé.

O árbitro justificou a sua decisão por uma eventual falta no início da ação anterior de Baldé, sobre Kamal.

Uma decisão muito dura, pouco claro que será certamente muito comentada e provavelmente mais uma mancha no CAN.

Mesmo assim os Djurtus que continuaram a atacar e acreditar até ao apito afinal, obrigaram El Shenawy a uma defesa complicada na sequência de um grande remate de Rémois Cassama já nos descontos.

Situação complicada para a seleção da Guiné-Bissau, que agora se vê obrigada a vencer as Super Águias da Nigéria, no 3º e último dia da fase de grupos, para passar aos oitavos-de-final do CAN 2021.

No entanto, se os “Djurtus” jogarem como fizeram contra os Faraós, tudo é possível.

 

Nigéria nos oitavos-de-final

No outro encontro do Grupo D, a Nigéria garantiu o apuramento para os oitavos-de-final ao derrotar o Sudão por (3-1).

Os golos nigerianos foram apontados pelos avançados Samuel Chukwueze, Taiwo Awoniyi e Moses Simon. Quanto ao golo sudanês foi da autoria do médio Walieldin Khedr.

Na tabela classificativa, a Guiné-Bissau ocupa o terceiro lugar com um ponto, os mesmos do que os sudaneses.

A Nigéria lidera o Grupo D do CAN 2021, com seis pontos e está apurada para os oitavos-de-final, enquanto o Egipto subiu ao segundo lugar com três pontos.

Recorde-se que duas outras seleções já carimbaram o passaporte para a fase seguinte, os Camarões e o Marrocos.

 

O que achaste do jogo? E do golo de Baldé? E do árbitro? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.