2 africanas, licenciadas, coroadas Miss Inglaterra e Miss Irlanda

Rehema Muthmia, de 25 anos, originária do Quénia, onde passou parte da sua infância é a nova rainha da beleza 2021, da Inglaterra.
Poliglota – fala 4 idiomas – formou-se na Universidade de Sussex e obteve um mestrado integrado em genética.
Rehema competiu e venceu 42 outras concorrentes para alcançar o título de Miss Mundo Inglaterra 2021.
A consultora de tecnologia de saúde e nova rainha da beleza usa frequentemente a sua plataforma para aumentar a conscientização sobre a violência doméstica, que ela mesma sofreu, e defender o aumento da representação de minorias étnicas no campo STEM (americanismo que se refere a quatro disciplinas: ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
“Eu tive as minhas próprias experiências pessoais com violência doméstica e pensei que ao criar e usar a plataforma, poderia aumentar a conscientização e trazer a conversa à luz, e este é o melhor lugar para fazer isso”, disse Rehema Muthamia, que também se alegrou por ter sido coroada Miss Inglaterra 2021.
“Eu não posso explicar como me estou a sentir, fui do choque para a excitação e tudo mais! Na sexta-feira, 27 de agosto de 2021, fui coroada e tornei-me Miss Mundo Inglaterra 2021! Ainda não consigo acreditar que este é o meu primeiro concurso e cheguei até aqui”, escreveu ela na sua página no Instagram.
“Foi também um grande privilégio conhecer e estar ao lado e vivermos esta jornada única com tantas jovens extraordinárias nesta competição. Espero poder deixar todos orgulhosos como Miss Mundo Inglaterra 2021 e espero representar a Inglaterra no 70º Miss Mundo em Porto Rico em dezembro 2021 “, acrescentou Rehema Muthamia.

Enquanto isto se passava na Inglaterra, na vizinha República da Irlanda, uma sul-africana, Pam Uba, era também coroada Miss Mundo Irlanda 2021 ao fazer história – a 5 de setembro 2021 – como a primeira Negra a ser coroada Miss Irlanda, num concurso que existe desde 1947.
Pam Uba de 26 anos, que se mudou com a família para a Irlanda aos 7 anos, é uma cientista médica, nascida em Joanesburgo, África do Sul, trabalhou na linha de frente durante a pandemia do Covid-19.
A rainha da beleza disse que está grata por poder mostrar às mulheres negras que a cor não impede ninguém de chegar aonde quiser.
“Significa muito para mim. Estou muito grata por poder mostrar às meninas que a cor não é impedimento e não importa de onde se venha, o mundo é a nossa casa”, disse Uba ao quotidiano The Irish Times.
Pam Uba é a mais velha de seis irmãos e é uma cidadã irlandesa “muito orgulhosa”.
Tal como a sua colega Inglesa – Rehema Muthmia – Pam Uba, representará a Irlanda no 70º concurso de Miss Mundo em dezembro de 2021, que acontecerá no Coliseu José Miguel Agrelot em San Juan, Porto Rico.