2022: Egito vai integrar o Novo Banco do BRICS.
O Egito está prestes a ingressar oficialmente no Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NBD) como novo membro.
A adesão será efetiva assim que o país concluir os seus processos internos e depositar o instrumento de adesão.
Assim que a adesão for confirmada, o Egito beneficiará de uma nova plataforma para fortalecer a cooperação com os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em termos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, bem como com outras economias emergentes e em desenvolvimento países.
Em comunicado divulgado na quarta-feira, 29 de dezembro 2021, o NBD disse estar ansioso para apoiar as necessidades de investimento em infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
“O Egito acredita fortemente e apoia o multilateralismo. O NBD estabeleceu-se como um dos principais bancos multilaterais de desenvolvimento para mercados emergentes e países em desenvolvimento”, disse o ministro egípcio das Finanças, Mohamed Maait, num comunicado.
O Egito torna-se assim o quarto novo membro admitido no NBD, depois do Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Uruguai, que ingressou no banco em setembro passado (2021).
O banco reivindica o financiamento para cerca de 80 projetos para os seus membros, com uma carteira de investimentos que totaliza 30 mil milhões de dólares.
Os projetos abrangem setores como transporte, água e saneamento, energia limpa, infraestrutura digital, infraestrutura social e desenvolvimento urbano.
Com sede em Xangai, o NBD foi criado em 2015 pelos países do BRICS, a saber, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Recorde-se que Argentina, Bangladesh, Indonésia, México e Turquia expressaram forte interesse em ingressar no BRICS, enquanto o Egito, Irão, Nigéria, Sudão, Síria e, mais recentemente, Paquistão também manifestaram o mesmo interesse.