2022: Egito vai integrar o Novo Banco do BRICS.

O Egito está prestes a ingressar oficialmente no Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NBD) como novo membro.

A adesão será efetiva assim que o país concluir os seus processos internos e depositar o instrumento de adesão.

Assim que a adesão for confirmada, o Egito beneficiará de uma nova plataforma para fortalecer a cooperação com os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em termos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, bem como com outras economias emergentes e em desenvolvimento países.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, 29 de dezembro 2021, o NBD disse estar ansioso para apoiar as necessidades de investimento em infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

“O Egito acredita fortemente e apoia o multilateralismo. O NBD estabeleceu-se como um dos principais bancos multilaterais de desenvolvimento para mercados emergentes e países em desenvolvimento”, disse o ministro egípcio das Finanças, Mohamed Maait, num comunicado.

O Egito torna-se assim o quarto novo membro admitido no NBD, depois do Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Uruguai, que ingressou no banco em setembro passado (2021).

O banco reivindica o financiamento para cerca de 80 projetos para os seus membros, com uma carteira de investimentos que totaliza 30 mil milhões de dólares.

Os projetos abrangem setores como transporte, água e saneamento, energia limpa, infraestrutura digital, infraestrutura social e desenvolvimento urbano.

Com sede em Xangai, o NBD foi criado em 2015 pelos países do BRICS, a saber, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Recorde-se que Argentina, Bangladesh, Indonésia, México e Turquia expressaram forte interesse em ingressar no BRICS, enquanto o Egito, Irão, Nigéria, Sudão, Síria e, mais recentemente, Paquistão também manifestaram o mesmo interesse.

O que pensas sobre isto? Já tinhas ouvido falar no BRICS? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.