5,5 mil milhões dólares para MPME em África.

A coligação para uma recuperação sustentável e inclusiva do setor privado, um grupo internacional de 20 instituições de financiamento do desenvolvimento que se reuniu em 2020, anunciou nesta quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, compromissos de mais de 5,55 mil milhões de dólares de financiamento a micro, pequenas e médias empresas (MPME) em África entre meados de 2020 e finais de 2021, superando a sua meta estabelecida de 4 mil milhões de dólares para o mesmo período, segundo comunicado do Banco Africano de Desenvolvimento.

Embora as MPME sejam a força vital das economias emergentes e fronteiriças, são também mais vulneráveis a crises do que as grandes empresas. Nos países em desenvolvimento, as pequenas e médias empresas formais contribuem com mais de um terço do produto interno bruto e são responsáveis por 52% do emprego formal.

A melhoria do acesso ao financiamento para as MPME é extremamente importante para impulsionar o crescimento e as perspetivas dos 450 milhões de jovens africanos que deverão entrar no mercado de trabalho até 2050.

A crise da Covid-19 colocou a viabilidade das MPME sob forte pressão e os esforços para expandir soluções financeiras inclusivas são cruciais para uma recuperação bem-sucedida.

Para enfrentar este desafio, os signatários da coligação comprometeram-se a: aprofundar a cooperação entre as suas instituições, concentrar-se em soluções financeiras inclusivas para o setor privado e apoiar os clientes com assistência técnica e serviços de aconselhamento quando necessário.

Assim, os 1.400 projetos em carteira têm um forte enfoque em projetos mais pequenos e inclusivos, bem como num amplo espetro de pequenas e médias empresas, desde pequenas empresas ou empresas em fase de arranque (‘start-ups’) a empresas de média dimensão com forte potencial de crescimento.

Os projetos incluem assistência técnica e o desenvolvimento de capacidades e serviços de consultoria às MPME.

 

O que achas disto? Estes investimentos nas MPME são bons para África? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Ecobank 20 milhões de dólares para as PME

close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.