O laboratório de Inovação 5G, na África do Sul é parte de um programa de inovação conjunta de longo prazo entre empresas e instituições acadêmicas e destina-se a impulsionar inovações que promovam o progresso social para a África do Sul na era digital ou na chamada quarta revolução industrial (4IR).
A Huawei fornece a solução 5G inicialmente com duas aplicações 5G, a saber, campus inteligente / seguro e educação remota e a Universidade Wits a parte académica.
“O objetivo desta parceria emocionante é dar aos alunos acesso antecipado à tecnologia 5G. Isso permitirá que eles experimentem e interajam com as plataformas 5G que funcionarão na 4IR ”, disse o Vice-presidente da Huawei para a África Austral, Yang Chen
Por sua vez o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Blade Nzimande, disse que o laboratório dará aos alunos a oportunidade de encontrar soluções inovadoras para problemas locais para além de que o 5G vai apoiar uma série de aplicativos que ajudarão os sul-africanos no seu dia-a-dia.
Como uma empresa líder de TIC, a Huawei também executa vários programas de ponta em várias universidades e faculdades sul-africanas, e isso dá aos nossos jovens uma posição de relevo considerando as mudanças rápidas que ocorrem no campo da tecnologia, afirmou o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Dr. Blade Nzimande
Entre outras aplicações 5G, o laboratório investigará transmissões ao vivo de palestras e aulas virtuais.
A tecnologia sem fios de quinta geração (5G) fornece redes celulares digitais com velocidades de upload e download mais rápidas com vários aplicativos na Internet das Coisas (IoT), rede corporativa e comunicações essenciais.
Prevê-se que durante a era da quarta revolução industrial (4IR), a maioria dos aplicativos seja executada através da rede 5G.
“A Wits está orgulhosa da parceria com a Huawei na criação deste laboratório 5G – o primeiro no ensino superior da África do Sul e em África”, acrescentou o reitor da Universidade de Wits.