A Dra. Monde Muyangwa vai dirigir a USAID-África.

O Presidente Biden anunciou a sua intenção de nomear a Dra. Monde Muyangwa, uma americana de origem zambiana, para o cargo de Administrador Assistente no Escritório de África da USAID – Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

A Dra. Monde Muyangwa é atualmente a Diretora do Programa África no Woodrow Wilson International Center for Scholars, cargo que ocupa desde 2014.

Nessa função, ela lidera os programas do Centro sobre democracia e governança africana; gestão de conflitos e construção da paz; comércio, investimento e desenvolvimento sustentável; e o papel da evolução de África na arena global.

A Dra. Monde Muyangwa tem mais de 23 anos de experiência a nível sénior em África e nas relações EUA-África.

Antes de ingressar no Wilson Center, a Dra. Muyangwa liderou e geriu os programas do Centro Africano de Estudos Estratégicos (ACSS) em matéria de estudos de segurança, contraterrorismo e ameaças transnacionais, relações civis-militares, economia de defesa e gestão de conflitos.

De 1997 a 2000, foi Diretora de Pesquisa e, em seguida, Vice-Presidente de Pesquisa e Política, na Cimeira Nacional sobre a África, onde liderou um diálogo de âmbito nacional voltado para políticas americanas em África e que culminou com um Plano de Ação Política Nacional para as Relações EUA-África.

Tem um Ph.D. em Relações Internacionais e uma licenciatura em Política, Filosofia e Economia pela Universidade de Oxford (Inglaterra), bem como uma licenciatura e um doutoramento em Administração Pública e Economia pela Universidade da Zâmbia.

Recorde-se que A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development), mais conhecida pela sua sigla em Inglês USAID, foi criada em 1961 pelo então Presidente John Kennedy e atua como um reforço à política externa dos EUA.

A USAID é o órgão dos EUA encarregado de gerir a maior parte da ajuda externa de caráter civil e segue as orientações e diretrizes estratégicas do Departamento de Estado, ou seja, o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.