A Nossa África, televisão com consciência.
“Our Africa by Merck Foundation” (A Nossa África pela Merck Foundation) é um programa de televisão que foi criado pela CEO da Merck Foundation Dra. Rasha Kelej, para abordar questões sociais e de saúde através da moda e da arte africana.
Este programa de TV, inédito, está definido para ser a voz dos sem voz e quebrar o silêncio sobre muitas questões sociais e de saúde críticas e sensíveis que ocorrem em África.
O programa “A Nossa Africa”
“A Nossa África pela Merck Foundation” vai procurar criar uma mudança cultural, aumentando a consciencialização sobre uma ampla gama de desafios sociais e de saúde nas comunidades africanas.
Serão abordados temas como o risco da diabetes e da infertilidade, bem como o problema dos casamentos infantis, a falta de educação dos jovens entre outras questões sociais e de saúde.
A Merck Foundation estabeleceu que o primeiro propósito do programa “A Nossa África”, será: “Comunidade de moda e arte com propósito, para quebrar o silêncio”.
“A Nossa África” é concebido, produzido, realizado e apresentado pela Dra. Rasha Kelej, CEO da Merck Foundation que irá apresentar estilistas de moda, cantores e convidados proeminentes de vários domínios com o objectivo de elevar a conscientização e criar uma mudança de consciências.
“Acredito firmemente que a moda e a arte devem ter um propósito além do entretenimento e da boa aparência. Eles podem contribuir para sensibilizar as nossas comunidades sobre diferentes questões sociais e de saúde”.
“Acredito que é possível aumentar a consciencialização das comunidades africanas criando um estilo de vida saudável e muito mais. Por isso, tive a ideia de criar este programa de TV que será benéfico e divertido”.
“Vou apresentar ‘A Nossa África’ com o meu coapresentador Brian Mulondo do Uganda e vamos discutir e abordar várias questões sociais e de saúde”.
“Todos os temas debatidos serão relevantes para África de uma forma muito única, abordados através da nossa ‘Comunidade Africana de Moda e Arte com Propósito’”.
“Será um programa interativo inédito, que contará com os estilistas de moda e cantores talentosos que sensibilizam as comunidades através do seu trabalho criativo em toda a África”, afirmou a Dra. Rasha Kelej.
O programa de TV “A Nossa África pela Merck Foundation” será transmitido, numa primeira fase, no Quénia, Uganda e no Gana, o programa de TV também será exibido em breve em outros países africanos.
Os horários são os seguintes:
Quénia – Todos os sábados às 17h30 (EAT) na KTN,
Uganda -Todos os domingos às 18h30 (EAT) na NTV
Gana – Todos os domingos às 14h na (GMT) GHOne TV
O primeiro episódio de “A Nossa África”, foi sobre diabetes e promoção de estilo de vida saudável e recebeu muitas mensagens de apoio. Nas redes sociais escreveram imensos comentários a dizer que estão ansiosos para assistir mais episódios. A Dra. Rasha Kelej respondeu aos comentários dizendo:
“Fiquem atentos para assistir mais e mais Programas e estejam pronto para se informarem, ficar saudável e se divertirem-se”.
Quem é a Merck Foundation?
A Merck Foundation, criada em 2017, é o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, e tem como objectivo melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e aprimorar as suas vidas através da ciência e da tecnologia.
Os seus esforços são focados principalmente na melhoria do acesso a soluções de saúde de qualidade e equitativas em comunidades carentes, construindo saúde e capacidade de pesquisa científica em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) com foco especial em mulheres e jovens.
Além disso, a Merck Foundation em parceria com as Primeiras-Damas Africanas também lançou mais de 10 livros de histórias infantis inspiradores e mais de 25 músicas sobre como quebrar o estigma da infertilidade, apoiar a educação das raparigas e dar empoderamento às mulheres. Os livros foram editados em inglês, francês e português.
Para ouvir as músicas da Merck Foundation e ler os livros de histórias da Merck Foundation, clique AQUI.
O que achas disto? Este programa de TV “A Nossa África” também deveria ser emitido nos PALOP? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Ver Também:
Atribuído Prémio de Cinema Merck Foundation
Imagem: © 2022 Merck Foundation