A Presidente da Câmara de Banjul lidera Fórum das capitais africanas

Roheyatou Malick Lowe, primeira mulher Presidente da Câmara de Banjul na Gâmbia e Membro do Comité Executivo do Parlamento Global de Presidentes de Câmaras (GPM na sua sigla em Inglês ), é foi eleita, pelas 54 capitais africanas, a nova Presidente do Fórum das Capitais Africanas Sustentáveis (ACCSF na sua sigla em Inglês).

“O Fórum das Capitais Africanas Sustentáveis, sendo uma rede poderosa, está comprometido com minha visão política como Presidente da Câmara da Cidade Capital Banjul, para promover o crescimento e o desenvolvimento. Essa foi uma questão fundamental no meu manifesto político ao disputar as eleições municipais em 2017. Esse sonho continua vivo e ainda é o meu compromisso, não apenas com Banjul, mas agora como presidente do ACCSF”, sublinhou ela ao aceitar a sua eleição.

“Juntos, esta Presidência está comprometida em fortalecer a voz e os esforços de defesa das capitais da África, e de todas as cidades do continente, como parceiros essenciais para os governos nacionais, o setor privado e as comunidades urbanas para enfrentar coletivamente as questões complexas e crescentes relacionadas com desenvolvimento sustentável, conforme expresso nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, acrescentou Roheyatou.

Este Fórum, fundado em 2015 pela cidade de Tshwane – África do Sul – é dedicado a reunir todas as capitais africanas, para mobilizar e acelerar mudanças políticas, governança a diferentes níveis, colaboração e ações locais para abordar as questões de desenvolvimento a que as comunidades urbanas em rápido crescimento enfrentam.

Recorde-se que o foco deste forum é moldar cidades mais sustentáveis, seguras, inclusivas e resilientes para todos, com foco especial na abordagem de desigualdades sociais e económicas, atrasos de serviços e infraestrutura, mudanças climáticas e degradação do ecossistema de maneiras que estimulem o crescimento, criação de empregos, igualdade de gênero e desenvolvimento da juventude.

Ela é acompanhada na Presidência do ACCSF por Soham El Wardini – Presidente da Câmara de Dacar, Senegal – Primeira Vice-presidente e Mohamed Sadiki – Presidente da Câmara de Rabat, Reino de Marrocos – e segundo Vice-presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.