Abidjan acolhe Fórum Africano de Investimento 2021

Espera-se que o Fórum Africano de Investimento 2021, que vai decorrer de 1 a 3 de dezembro 2021, de forma híbrida – presencial e virtual – em Abidjan, a capital económica e financeira da Costa do Marfim, consiga mobilizar vários mil milhares de dólares em investimento para projetos estratégicos de desenvolvimento em todo o continente, leu Mercados Africanos num comunicado do BAD.

O fórum ocorre anualmente tem vindo a ser uma plataforma durante o organizador o BAD, tem conseguido atrair investimentos em infraestruturas, agricultura e sistema de saúde, entre outras.

A 3ª edição do Fórum Africano de Investimento prevê que a procura de investimento aumente em relação a 2019, já que a edição de 2020 não se realizou devido à pandemia.

Para além das questões relacionadas com o financiamento do clima, existe um consenso crescente de que é fundamental financiar o tecido empresarial, já que o setor privado será indispensável para fornecer a escala e a rapidez necessárias para resolver urgentemente os estrangulamentos que existem em muitos setores.

Nas sessões do fórum os promotores de projetos e investidores – incluindo fundos de pensões, fundos soberanos e empresas de capital privado – irão analisar projetos nos setores da saúde, energia e clima, agronegócios, e tecnologias de informação e comunicação e telecomunicações.

Um dos projetos que pretende ser financiado é um investimento potencial na construção de uma fábrica de produção de vacinas pré-qualificada da Organização Mundial de Saúde na África Oriental, no valor de 45 milhões de dólares.

Recorde-se que Banco Africano de Desenvolvimento lançou o Fórum Africano de Investimento em 2018 com outros sete parceiros fundadores, nomeadamente a Africa 50; a Corporação Financeira Africana, o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), o Banco de desenvolvimento da Africa Austral, o Banco de Comércio e Desenvolvimento, o Banco Europeu de Investimento e o Banco Islâmico de Desenvolvimento

O Fórum de Investimento Africano tem 118 negócios em carteira dos oito membros fundadores, com um valor de investimento de mais de 110 mil milhões de dólares.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.