ABSA Bank/SFI empresta 250 milhões de dólares para desenvolvimento do comércio africano.

A Sociedade Financeira Internacional (IFC na sigla em Inglês) forneceu uma linha de crédito de 250 milhões de dólares ao Absa Bank, uma subsidiária do Absa Group Limited (Absa Group), para fortalecer o acesso ao financiamento do comércio na África Subsaariana. Este financiamento enquadra-se no Programa da IFC denominado Liquidez do Comércio Global (GTLP na sigla em Inglês).

No modelo de partilha de risco que vigora no programa GTLP, a instituição internacional garantirá um conjunto de transações comerciais elegíveis emitidas pelo Absa Bank até 50%, sendo o restante valor garantido pelo banco. O mecanismo deve apoiar o compromisso do Absa de aumentar a acessibilidade ao financiamento do comércio, com cerca de 80% do financiamento destinado a países frágeis e de baixa renda.

“Este programa baseia-se no nosso relacionamento existente com a IFC, solidificando ainda mais o nosso compromisso de fornecer acesso ao financiamento comercial e fechar a lacuna de financiamento do comércio no continente africano, disse Bohani Hlungwane, Diretor Executivo da Absa.

Observe-se que o programa GTLP fornece financiamento comercial que permite aos bancos aumentar os seus limites de crédito, gerenciar riscos e apoiar pequenas e médias empresas em mercados emergentes com desafios particulares.

De acordo com a IFC, o programa, desde o seu início em 2009, apoiou com mais de 75 mil milhões de dólares o volume de comércio global por meio de quase 27.000 transações, das quais mais de 24 mil milhões representaram comércio em países de baixa renda.

Membro do Grupo Banco Mundial, a Sociedade Financeira Internacional (IFC), recorde-se, é a principal instituição de desenvolvimento voltada para o setor privado nos países emergentes e opera em mais de 100 países.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.