AFC: 2 mil milhões de dólares para infraestruturas

A Africa Finance Corporation (AFC na sua sigla em Inglês) – Corporação Financeira Africana – anunciou na quarta-feira, 15 de setembro 2021, que planeia conseguir 500 milhões de dólares nos próximos doze meses e 2 mil milhões nos próximos três anos para financiar projetos climáticos em África, lê-se no comunicado da organização consultado por Mercados Africanos.

A instituição disse que criou um braço independente de gestão de ativos (Infrastructure Climate Resilient Fund) como parte do seu compromisso de combater a vulnerabilidade da África ao risco climático.

AFC Capital Partners fortalecerá nosso poder na condução de soluções de infraestrutura integradas que são fundamentais para o desenvolvimento da África na era pós-Covid”, disse Samaila Zubairu, CEO da Africa Finance Corporation.

“O Fundo de Infraestrutura de Resiliência Climática permitir-nos-á apoiar a adaptação climática, bem como projetos que reduzam as emissões de carbono e catalisem o nosso continente para melhor se reconstruir, com infraestrutura mais resistente ao clima e de forma sustentável”.

De acordo com o Climate Funds (novembro de 2020), a mobilização de financiamento internacional para países em desenvolvimento atingiu quase 80 mil milhões de dólares em 2018, com apenas 25% dos recursos alocados para a África e 9% para países de baixa renda (PFR).

Fundada em 2007, a AFC é uma instituição multilateral de desenvolvimento pan-africana, que fornece soluções para o déficit de infraestrutura africana.

Recorde-se que recentemente a Corporação Financeira Africana fornecedora garantiu um empréstimo de 250 milhões de dólares da americana International Development Finance Corporation (DFC)

Na altura a CEO Samaila Zubairu tinha afirmado “A AFC fez parceria com os Estados Unidos em várias iniciativas de infraestrutura, incluindo a iniciativa Power Africa, e recebe regularmente investimentos de investidores americanos quando emite Eurobonds”, citada em comunicado de imprensa, a que Mercados africanos tinha tido acesso.

AFC arrecadou 700 milhões de dólares em 2020 e 1,150 mil milhões em 2019, através de emissões de Eurobonds.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.