Afreximbank abre escritório para a África Central.

O Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) abriu oficialmente o seu escritório regional para a África Central em Yaoundé (Camarões) nesta sexta-feira, 24 de setembro 2021, com o objetivo de aumentar o seu financiamento para 5 mil milhões de dólares nos países da região.

Este escritório cobre os Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial e Gabão. A abertura deste escritório faz parte do contínuo crescimento da cobertura geográfica do Afreximbank,, segundo comunicado  a que teve acesso Mercados Africanos

O novo escritório eleva para cinco o número de escritórios regionais da instituição em toda a África.

Recorde-se que o acordo de sede foi assinado em dezembro de 2019 entre as autoridades camaronesas e o Afreximbank.

A escolha de Yaoundé – à frente de Libreville, Brazzaville e Kinshasa que manifestaram interesse – foi registada nas reuniões anuais realizadas em junho de 2019, na sequência de um concurso.

Explica-se, entre outras coisas, pelo facto de o país continuar a ser a locomotiva da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), representando cerca de 50% do peso económico da sub-região, mas também porque quase 95% do tecido económico é formado por pequenas e médias empresas (PMEs), alvo que interessa o banco.

Para promover a abertura deste escritório, o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) realizou nesta quinta-feira, 23 setembro 2021, em Yaoundé um evento promocional para mostrar os programas, produtos e serviços do Banco à comunidade empresarial e ao governo.

O evento, projetado para acelerar a atividade do novo Escritório Regional da África Central do Afreximbank, foi também uma oportunidade para divulgar a próxima Feira Intra-africana (IATF2021) a ser realizada em Durban, KwaZulu-Natal, África do Sul, de 15 a em 21 de novembro de 2021.

Amr Kamel, vice-presidente executivo, desenvolvimento de negócios e banco corporativo, Afreximbank, disse: “Estamos muito satisfeitos por sermos os anfitriões de um evento que reúne figuras-chave e instituições das esferas económica e comercial dos Camarões e acreditamos que, por meio da estreita cooperação e colaboração com o Afreximbank, a economia deste país pode ser transformada.”

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.