O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África e a Corporação Financeira Islâmica Comercial vão dar 1,5 mil milhões de dólares aos países africanos para o combate a pandemia de covid-19.

“O Instrumento de Resposta Colaborativa contra a Covid-19 (COPREFA) vai ser disponibilizado aos bancos centrais, comerciais e instituições empresariais para financiar a importação de equipamentos médicos e de equipamentos agrícolas”, dizem os banqueiros num comunicado.

“O COPREFA está também preparado para apoiar as economias africanas a lidarem com uma miríade de desafios, incluindo os choques dos preços das matérias-primas, uma queda significativa no turismo e perturbações na cadeia de abastecimento e na produção de bens para exportação”, segundo o comunicado.

Uma das principais vantagens do COPREFA, dizem os organizadores, é “a rapidez com que a assistência financeira pode ser disponibilizada através de todos os parceiros envolvidos”, já que o impacto da pandemia “requer um apoio que possa ser mobilizado rapidamente e doe forma flexível para prevenir quedas acentuadas nas economias nacionais”.

Os 1,5 mil milhões de dólares estarão disponíveis através de “financiamento direto, linhas de crédito, confirmação e refinanciamento de créditos, garantias, trocas cambiais e outros instrumentos similares”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.