Afreximbank:  parceria portuguesa para promover moda e têxteis africanos

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) de Portugal anunciaram, recentemente, uma parceria de três anos para apoiar e promover a indústria africana de confeções de moda e têxteis em Portugal e na Europa.

Esta parceria faz parte do programa Creative Africa Nexus (CANEX) do Afreximbank, que visa facilitar investimentos na economia criativa e cultural da África por meio de financiamento, capacitação, promoção de exportação e investimento, soluções digitais, promoção de vínculos e parceria e defesa de políticas.

As indústrias culturais e criativas em África mostraram que, com os investimentos certos, têm potencial para contribuir para a transformação estrutural do continente, criando assim empregos e aumentando as exportações e outros resultados de desenvolvimento.

A parceria entre o Afreximbank e a ANJE visa apoiar os designers africanos a enfrentar os desafios, proporcionando-lhes a oportunidade de aceder a mercados internacionais ao mesmo tempo que desenvolvem a sua capacidade através da incubação da marca.

No âmbito desta parceria, a ANJE, através do seu projeto de moda denominado Portugal Fashion, irá dotar os designers africanos de plataformas de apresentação, facilitar o seu acesso aos mercados internacionais e reforçar as suas capacidades através da mentoria empresarial e assistência técnica na produção de vestuário.

A longo prazo, o Afreximbank e a ANJE pretendem atrair mais oportunidades de investimento para o setor, ao mesmo tempo que desenvolvem as competências técnicas dos participantes da indústria africana, melhorando assim as capacidades de manufatura e produção da África.

O programa visa a promoção de pelo menos 40 designers africanos anualmente nas passarelas do Portugal Fashion.

Os designers também beneficiarão das oportunidades de “networking” com especialistas internacionais da indústria, retalhistas, fabricantes e outras partes interessadas importantes.

A vitrine de moda inaugural acontecerá no Porto, Portugal, de 13 a 16 de outubro de 2021.

Para além deste evento, o Afreximbank e a ANJE estruturaram uma parceria de aconselhamento e apoio a empresas europeias e portuguesas que pretendem investir em África, onde a ANJE funcionará como balcão único para investidores que procuram o continente africano e procuram aconselhamento e apoio de ambas Afreximbank e ANJE.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.