Afreximbank vai aumentar em mais 6.5 mil milhões o seu capital.

O Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) vai lançar uma operação geral de aumento de capital (GCI na sua sigla em Inglês ) de 6,5 mil milhões de dólares para financiar algumas de suas atividades estratégicas, segundo comunicado difundido nesta quinta-feira, 28 outubro 2021 e lido por Mercados Africanos.

A operação de capitalização foi aprovada pelos Ministros das Finanças da União Africana, pelo Conselho Executivo e pela 34ª Sessão Ordinária da Organização da Assembleia de Chefes de Estado.

A instituição sediada no Cairo (Egito) planeia apoiar os esforços de recuperação pós-pandemia para as economias dos países africanos, estimular a implementação do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africano (ZCLCA) e a compra de vacinas contra a Covid-19 para o continente, entre outros.

De acordo com um extrato bancário de 28 de outubro de 2021, os estados-membros africanos deverão contribuir com 1,5 mil milhões em capital integral (3,9 mil milhões em capital para execução) como parte de sua contribuição total.

Os outros acionistas do banco poderão contribuir com 1,1 milhões de forma proporcional, segundo a sua participação no Afreximbank.

“O aumento geral de capital permitirá que o Afreximbank aumente significativamente os seus esforços para promover o comércio intra-africano, impulsionar o desenvolvimento das exportações e acelerar a recuperação do continente das dificuldades económicas causadas pelo covid-19. Este é um momento histórico para o banco e uma grande oportunidade para aprofundar sua capacidade de gerar crescimento transformador em todo o continente”, disse Benedict Oramah, Presidente do Afreximbank.

A instituição pan-africana também anunciou a sua intenção de duplicar a sua capacidade de empréstimo anual e o tamanho do seu balanço nos próximos cinco anos, ajudando assim a reduzir o défice anual de financiamento do comércio existente em África.

No final de 2020, os ativos e garantias totais do Afreximbank eram de 21,5 mil milhões de dólares, e os fundos dos seus acionistas chegavam a 3,4 mil milhões.

A instituição desembolsou mais de 42 mil milhões entre 2016 e 2020.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.