África: 52% das redes móveis ainda usam 3G

Segundo a Associação Mundial de Operadoras de Telefonia (GSMA), em 2020, a tecnologia móvel de terceira geração representou 52% das redes móveis da África Subsaariana em comparação com 36% para 2G e apenas 12% para 4G.

Em 2025, a Associação Mundial de Operadoras de Telefonia (GSMA) afirma que o 3G ainda será responsável por 58% das redes móveis, em comparação com apenas 28% do 4G.

No seu relatório, GSMA Mobile Economy 2021, consultado por Mercados Africanos, a associação indica que o lugar do 2G nas redes móveis cairá para 11%, enquanto o 5G, que já apareceu no continente, representará menos de 10% das mesmas redes móveis.

Em 2019, tecnologias e serviços móveis geraram 9% do PIB na África Subsaariana, ou seja, 155 mil milhões de dólares.

De acordo com a GSMA, as operadoras de telecomunicações vão investir cerca de 50 mil milhões de dólares nas suas redes até 2025 e 34% desse valor será para a 5G.

Portanto, será a 2G, 3G e a 4G que farão a aumentar o número de assinantes móveis para 500 milhões em 2021 na África Subsaariana.

A 3G e a 4G apoiarão a obtenção de mil milhões de conexões móveis em 2024 e representarão metade dos assinantes até 2025, segundo ainda estimativas da Associação no seu relatório The Mobile Economy Sub-Saharan Africa 2020.

No entanto, tendo em conta os desafios da transformação digital acelerada pela Covid-19, a organização internacional afirma que “a indústria móvel na África Subsaariana enfrentou o desafio de manter as pessoas e empresas conectadas durante a pandemia, apesar das mudanças nos padrões de consumo de dados. No entanto, com quase 800 milhões de pessoas na região ainda não conectadas à internet móvel, acabar com a exclusão digital nunca foi tão urgente”.

Em 2024, a GSMA estima que a contribuição económica do telemóvel para a economia da África Subsaariana chegará a quase 185 mil milhões de dólares.

Um desempenho que poderia ser muito mais importante nos primórdios da economia digital se o investimento em internet de alta velocidade fosse aumentado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.