O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e o Standard Chartered anunciaram a 15 de julho 2021, um acordo no qual o Standard Chartered vai disponibilizar 200 milhões de dólares de financiamento sem fins lucrativos ao Afreximbank para ajudar a financiar a aquisição de vacinas COVID-19 para os países africanos.

A colaboração entre o Standard Chartered e o Afreximbank ajudará a garantir que 55 países em toda a África tenham acesso às vacinas COVID-19. Esse acordo terá um papel importante para garantir que a África possa cumprir a sua estratégia COVID-19, que visa vacinar um mínimo de 60 por cento da população africana.

Este acordo faz parte da estrutura do Compromisso de Aquisição Antecipada (APC) estruturada pelo Afreximbank em colaboração com a Equipa de Aquisição de Vacinas Africanas (AVATT), para a qual o Afreximbank já forneceu uma garantia de 2 mil milhões de dólares aos fabricantes de vacinas para garantir o acesso às vacinas COVID-19 aos países africanos.

Além disso, o Afreximbank implementou um Centro Colaborativo de Resposta à Pandemia de Covid-19 (COPREFA na sua sigla em Inglês) com 1,5 mil milhões de dólares, trabalhando com parceiros para apoiar as economias africanas durante a pandemia.

O financiamento faz parte do compromisso de financiamento de um milhão de dólares do Standard Chartered lançado em março de 2020 que visa combater a pandemia financiando equipamentos vitais, como equipamentos de proteção individual, ventiladores e agora vacinas. Até o momento, 700 milhões de dólares já foram desembolsados ​​para os clientes.

Benedict Oramah, Presidente do Afreximbank, disse: “Estamos muito satisfeitos que o Standard Chartered tenha comprometido 200 milhões de dólares para apoiar o trabalho contínuo do Afreximbank e da AVATT em ajudar os países africanos a garantir o acesso às vacinas COVID-19, para que não fiquemos mais para trás na corrida em curso ás vacinas. Este acordo demonstra o compromisso inabalável do Afreximbank e do Standard Chartered em ajudar a África a superar os desafios da pandemia.”

Por seu lado, Simon Cooper, Chefe Executivo dos Serviços Bancários Corporativos, Comerciais e Institucionais da Standard Chartered, sublinhou: “A velocidade do lançamento da vacina não é apenas uma questão de saúde, mas é cada vez mais o que fará a diferença na recuperação económica pós-pandemia de curto prazo para as nações africanas. ”

O Afreximbank tem classificações de crédito atribuídas pela GCR (A-), Moody’s (Baa1) e Fitch (BBB-) e está sediado no Cairo, Egito.

O Standard Chartered PLC está listado nas Bolsas de Valores de Londres e Hong Kong.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.