África do Sul: começou a 2ª Feira intra-Africana.

Organizada conjuntamente pelo Afreximbank, a União Africana (UA) e o secretariado do ZCLCA., foi inaugurada nesta segunda edição, 15 novembro 2021, a Feira Intra-Africana (IATF na sigla em Inglês) em Durban, na África do Sul.

Esse grande palco do comércio intra-africano começou com a presença de 7 chefes de estado africanos, incluindo o anfitrião sul-africano Cyril Ramaphosa, o zimbabuense Emmerson Mnangagwa, o zambiano Hakainde Hichilema e o nigeriano Muhammadu Buhari.

O evento vai até 21 de novembro e tem como objetivo, entre outros, acelerar o comércio e os investimentos em todo o continente.

Na sua intervenção, o Presidente do Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank), Benedict Oramah, lembrou que foram celebrados 27 contratos no âmbito da primeira edição realizada no Egipto e sublinhou que a maioria dos contratos está em andamento, incluindo o projeto da planta solar a ser construída no sul do Sudão para mais de 2.000 W de eletricidade.

Para o presidente do conselho consultivo da Zona de Comércio Livre Continental da África (ZCLCA), Olusegun Obasanjo, a IATF 2021 é importante para o continente e espera que esse ímpeto se mantenha através do desenvolvimento de esforços no comércio e do aumento dos investimentos. “Questões críticas como a mudança climática precisam de ser debatidas”, disse ele.

Por sua vez, o Secretário Executivo do ZCLCA, Wamkele Mene, disse que este espaço comercial estabelecido pelos Estados Africanos é importante para a agenda 2063 da União Africana (UA).

Estarão presentes personalidades do mundo do comércio, empresários, financiadores, governos e reguladores para debaterem a aceleração do comércio e dos investimentos em todo o continente africano.

Uma cidade costeira na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul, Durban é popular pelo parque temático uShaka Marine World, além das belas vistas do mar, o aquário, o futurístico estádio Moses Mabhida e os seus jardins botânicos anfitriões de espécies de plantas endêmicas africanas.

Esperam-se mais de 10.000 participantes de toda a África e que se alcancem 40 mil milhões de dólares em negócios e investimentos para assim, impulsionar o comercio intra-africano. Quase 1.100 expositores apresentarão os seus produtos e serviços.

Os palestrantes incluem o Presidente Sul-Africano Cyril Ramaphosa, Olusegun Obasanjo, o ex-Presidente da República Federal da Nigéria, o Embaixador Albert M. Muchanga, Comissário da União Africana para Comércio e Indústria, Vera Songwe, Secretária Executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (ECA), Benedict O. Oramah, presidente do conselho do Afreximbank e co-organizador da IATF 2021, Aliko Dangote, presidente e diretor executivo da Dangote Industry Limited, e Ahmed Elsewedy, presidente e CEO da Elsewedy Electric.

De acordo com o Afreximbank, “Estão programadas conferências para cada uma das áreas, haverá também um concurso para jovens Start-ups para impulsionar campeões nacionais, assim como, o Creative Africa Nexus (Canex) para apoiar os setores criativos e culturais africanos a se conectarem com os formuladores de políticas, os principais investidores e líderes de pensamento no setor criativo.

O Automotive Show irá apresentar o vibrante setor automotivo de África, incentivando os fabricantes de automóveis e equipamentos automotivos do continente.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.