África/Portugal Fashion: És estilista? inscreve-te.
Eis uma boa oportunidade para os estilistas africanos.
O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) de Portugal têm uma parceria trienal, que apoia e promove a indústria africana de confeções de moda e têxteis em Portugal e na Europa,
Concurso para estilistas
Neste contexto, ambas as instituições lançaram um convite à candidatura de estilistas de moda africanos e da diáspora para participar nas edições de 2022 do programa, “CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion”, que vai decorrer no Porto, Portugal, de 16 a 19 de março e de 11 a 15 de Outubro de 2022, respetivamente.
A parceria entre o Afreximbank e a ANJE visa apoiar os estilistas africanos a enfrentar os desafios, proporcionando-lhes a oportunidade de aceder a mercados internacionais ao mesmo tempo que desenvolvem a sua capacidade através da incubação da marca.
Portugal Fashion
No âmbito desta parceria, a ANJE, através do seu projeto de moda denominado Portugal Fashion, irá dotar os estilistas africanos de plataformas de apresentação, facilitar o seu acesso aos mercados internacionais e reforçar as suas capacidades através da mentoria empresarial e assistência técnica na produção de vestuário.
A longo prazo, o Afreximbank e a ANJE pretendem atrair mais oportunidades de investimento para o setor, ao mesmo tempo que desenvolvem as competências técnicas dos participantes da indústria africana, melhorando assim as capacidades de manufatura e produção da África.
O programa visa a promoção de pelo menos 40 estilistas africanos anualmente nas passarelas do Portugal Fashion.
Tal como Mercados Africanos noticiou a edição inaugural decorreu de 12 a 16 de Outubro de 2021.
Conclusão
Vinte estilistas africanos, do continente e da diáspora, participaram nesta edição pioneira, onde puderam mostrar as suas coleções Primavera/Verão ’22 na passarela, bem como numa exposição plataforma projetada para facilitar as ligações entre os designers e as partes interessadas da indústria, incluindo a imprensa, investidores, fabricantes e compradores.
Além de apresentar as plataformas, o programa também incluiu sessões de orientação e networking entre os designers e os principais especialistas internacionais da indústria.
Para os/as interessadas nas edições deste ano (2022) todos os detalhes relativos às inscrições estão AQUI.
O que achas desta parceria com Portugal? Segues a moda africana? Queremos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”
Ver Também:
Estilistas africanos apresentam-se em Portugal
Promover a moda africana é também industrializar o continente