África vai entrar no mercado industrial de baterias.

Na sequência da Cimeira do Clima de Glasgow, COP26, África refletirá sobre uma cadeia de valor e do mercado industrial de baterias, veículos elétricos e energias renováveis.

A transição global para a energia verde e a rápida descarbonização impulsionam demanda por veículos elétricos e neste contexto a Comissão Económica (CEA) da ONU acredita que pode impulsionar a transição energética global.

De acordo com a CEA, a transição global para a energia sustentável e a rápida descarbonização oferecem oportunidades significativas para a África.

A transição impulsiona a procura por veículos elétricos e o investimento em sistemas de armazenamento movidos a bateria.

Assim a CEA organiza o Fórum Empresarial da República Democrática do Congo – África 2021 que juntará governos, executivos e outras partes interessadas a 24 novembro 2021, em Kinshasa.

Na maior parte dos países africanos, ricos em recursos minerais, o que acontece é que estes exportam matéria-prima e não produtos transformados que têm mais-valia acrescentada.

Neste caso específico, a CEA refere-se a baterias para carros elétricos e para a energia renovável, essencial para a transição para as energias limpas.

Líderes africanos estarão no Fórum Empresarial da República Democrática do Congo – África 2021, a partir de 24 de novembro, na cidade de Kinshasa para participarem em sessões de diálogo entre governos e decisores dos setores energético ou bancário.

Na reunião sob o lema “Fomentar o Desenvolvimento de uma Bateria, Veículo Elétrico e Cadeia de Valor de Energia Renovável e Mercado em África”, devem ser identificadas oportunidades e facilitados investimentos para aumentar a participação da região em energias limpas.

Recorde-se que minerais estratégicos para componentes de baterias, o íon e lítio têm um papel essencial na transição energética no mundo. Por isso este evento ocorre no país certo, a República Democrática do Congo (RDC).

Este país da África Central que produz certa de 70% do cobalto, que é um mineral essencial e critico na produção de baterias, está no fim da cadeia de valor na cauda e só retém cerca de 30% do valor que representa esta cadeia.

O evento da CEA pretende ajudar a mudar este cenário.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.