Agência Japonesa de Notação de Crédito dá nota máxima: AAA ao BAD

Japan Credit Rating Agency (JCR), agência de notação de risco japonesa, confirmou a classificação de longo prazo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em AAA com perspetiva estável, de acordo com comunicado feito nesta sexta-feira, 3 de setembro 2021, pela instituição com sede em Abidjan, ao qual teve acesso Mercados Africanos.

“A agência elogiou o BAD pelo seu forte apoio aos países membros, como atestam os sete aumentos gerais de capital que o BAD concluiu até à data”, afirma o BAD no mesmo comunicado.

“Embora o investimento de capital do Banco tenha permanecido limitado em volume, os riscos aumentaram devido ao impacto da pandemia Covid-19. O BAD reagiu rapidamente para amortecer o impacto da pandemia nos países membros, criando um mecanismo de resposta Covid-19 “, cita a mesma fonte.

O relatório incidiu sobre a estrutura financeira, gestão de risco e financiamento da instituição, observando que o JCR monitora se os bancos multilaterais de desenvolvimento são financeiramente viáveis, ou seja, ​​o suficiente para terem negócios sustentáveis em termos de estrutura financeira, rentabilidade e gestão de risco.

A JCR também louvou o facto de que devido à sua elevada nota creditícia o BAD tem conseguido fundos nos mercados de capitais internacionais em condições favoráveis.

Apesar dos efeitos da pandemia, a JCR considera que o Banco continuará a cumprir os regulamentos “uma vez que tomou medidas corretivas, incluindo o aumento especial temporário de capital exigível em março de 2021, a otimização da sua carteira de ativos, à medida que estão a ser feitos progressos no pagamento do aumento do capital. “

Embora observando que o impacto contínuo da pandemia Covid-19 poderia enfraquecer a qualidade dos ativos do Banco, principalmente com os seus empréstimos não soberanos, a JCR sublinhou que “qualquer aumento no custo do crédito pode ser absorvido principalmente pelos lucros e que seu impacto nas finanças do Banco seria limitado.”

“As classificações da agência de anotação de crédito japonesa confirmam as nossas políticas prudentes de gestão de risco, o nosso forte desempenho financeiro e o forte apoio que recebemos dos nossos membros”, comentou Bajabulile Tshabalala, vice-presidente das finanças do BAD.

Recorde-se que o Banco Africano de Desenvolvimento atualmente detém classificações AAA das três maiores agências de notação de crédito: Fitch, Moody’s e Standard and Poor’s.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.