O Banco Árabe para o Desenvolvimento Economico Africano (BADEA) e a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) formalizaram a sua parceria de longa data assinando um Memorando de Entendimento (MdE).

Este acordo para incentivar a a agricultura africana foi concretizado de forma virtual à margem do “Diálogo de Alto Nível sobre a Alimentação de África: Liderança para Aumentar Inovações de Sucesso”, coorganizado a 29 e 30 de abril de 2021 pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em colaboração com o Fórum para Pesquisa Agrícola em África (FARA) e o Grupo Consultivo para Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), tal como Mercados Africanos tinha noticiado.

O BADEA e a FAO têm colaborado em muitos projetos em diferentes países africanos.

Mas, na estratégia BADEA 2030, este novo acordo , assinado conjuntamente pelo Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu, e o Diretor-Geral do BADEA, Sidi Ould Tah, deveria intensificar e expandir a estrutura de trabalho entre as duas instituições.

Essa expansão inclui as seguintes áreas: desenvolvimento de infraestrutura agrícola, envolvimento do setor privado na agricultura e informação de mercado; desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas, incluindo investimentos agrícolas; formação e desenvolvimento de empreendedorismo, especialmente para mulheres e jovens, ao longo de várias cadeias de valor agrícolas.

Este setor incorpora o pastoralismo, aumento da produção e produtividade, incluindo saúde animal, produtividade da agricultura sustentável e sistemas alimentares, agricultura inteligente para o clima, desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do arroz e sistemas de alerta precoce e previsões agrícolas.

Criado em 1975, o BADEA é propriedade de dezoito estados membros da Liga Árabe.

Em 46 anos de existência, a instituição financeira internacional, com capital de 4,2 mil milhões de dólares, consolidou-se como um dos principais canais de solidariedade entre o mundo árabe e a África.

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) é a agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para acabar com a fome.

A instituição foi criada em 1945 e inclui agricultura, silvicultura, pesca e indústrias diretamente relacionadas à alimentação.

Pela redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome