A recém-nomeada Vice-Presidente de Agricultura, Desenvolvimento Humano e Social do Banco Africano de Desenvolvimento, a norte-americana Beth Dunford, disse que em toda a África existe uma classe crescente de “agro-empresários que procuram investimento, parcerias, “know-how “técnico e financiamento para expandir os seus negócios”.

Estas declarações foram feitas durante uma sessão virtual do Fórum virtual de agronegócios organizado pela AGRA – Aliança para uma Revolução Verde em África – que atraiu mais de 200 participantes nesta terça-feira, 29 de junho 2021, segundo comunicado a que teve acesso Mercados Africanos.

“O Banco Africano de Desenvolvimento está animado para aumentar a sua parceria com esta iniciativa, que complementa os nossos esforços para expandir o financiamento do agronegócio para permitir que pequenas e médias empresas cresçam e atraiam fontes novas e inovadoras de capital sustentável”, acrescentou ela.

Dunford enfatizou que “a plataforma está alinhada com a Estratégia Feed Africa (Alimentar África) do BAD, que visa garantir que o crescimento do setor agrícola inclua a segurança alimentar e incentive o crescimento inclusivo envolvendo mais mulheres e jovens”.

A edição deste ano do Fórum concentrar-se-á em enfrentar os desafios do crédito agrícola para pequenas e médias empresas, ou PMEs.

“O enorme potencial do setor agrícola no continente continua não atendido, sendo a agricultura potencialmente o motor das economias africanas. Projetamos este Fórum para desenvolver as capacidades das PMEs e, ao mesmo tempo, conectá-las às fontes de financiamento. Estamos em busca de investimentos e parcerias que irão desbloquear o potencial do setor”, disse Fadel Ndiame, Vice-Presidente da AGRA.

Durante o Fórum foi igualmente valorizado o facto das PMEs serem o motor do crescimento das cadeias de abastecimento de alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.