Angola: 61º aniversário do início da Luta Armada.

Tal como fazemos para as efemérides dos outros PALOP, Mercados Africanos recorda nesta sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2022, o 61° aniversario do início da luta armada que conduziu à independência de Angola.

Sobre o percurso desses 61 anos em todas as suas vertentes sociais, políticas e económicas, estamos seguros de que nesta data não faltarão análises e comentários pertinentes

Nós, Mercados Africanos, escolhemos recordar a data e ao que nela participaram e que marcou uma viragem política, cultura e social da época em Angola.

Nesse dia um grupo de angolanos armados de catanas e poucas armas de fogo decidiu libertar compatriotas que se encontravam presos acusados pelas autoridades coloniais de atividades subversivas, contou num artigo do Noticias de Angola

A prisão visada era a Cadeia de São Paulo e a Casa de Reclusão, em Luanda., nas quais entre os detidos estavam Luandino Vieira, António Jacinto, Jofre Rocha, Manuel Pedro Pacavira, António Cardoso e muitos outros, que apesar de detidos continuavam a escrever.

Curioso de notar que coincidentemente, Agostinho Neto, detido na altura na Prisão de Aljube, em Portugal, escreve os poemas intitulados “Depressa” e “Luta”, datados entre Agosto e Setembro de 1960, respetivamente.

Os participantes no ataque foram treinados à noite, na zona de Cacuaco e depois no Cazenga.

À 11 de Novembro de 1975, Agostinho Neto, ao proclamar a independência de Angola rendeu homenagem, aos que participaram na ação do 4 de Fevereiro de 1961.

Segundo dados do Noticias de Angola, destacaram-se na ação, entre outros, os nacionalistas Paiva Domingos da Silva, Imperial Santana, Virgílio Sotto Mayor e Neves Bendinha (já falecidos).

Os visitantes de Luanda podem ver o monumento denominado “Marco Histórico do 4 de Fevereiro”, inaugurado à 19 de Setembro de 2005.

 

O que achas desta data? Tem lógica, nos dias de hoje, comemorar-se o início de uma “luta armada”?  Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.