Angola quer ser País de Rendimento Médio.

Angola que se encontra na categoria de PMA (País Menos Avançado), pretende subir para a categoria de País de Rendimento Médio (PRM), para isso recebeu uma delegação das Nações Unidas, chefiada por Paul Akiwumi que se encontra em Luanda desde terça-feira, 5 de Abril 2022.

Segundo o Jornal de Angola, Paul Akiwumi foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores angolano, Téte António e ambos passaram em revista os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação no sector produtivo, além de abordarem a possibilidade da visita a Angola de Isabelle Durant, secretária-geral da CNUCED.

Akiwumi, é o diretor de Divisão para África dos Países em Desenvolvimento e Programas Especiais da Conferencia das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED)

Recorde-se que a CNUCED em parceria com o Sistema das Nações Unidas e a União Europeia, apoiam o Governo de Angola no processo de graduação da categoria de País Menos Avançado para País de Rendimento Médio.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), o processo de graduação é coordenado pelo Ministério da Economia e Planeamento, coadjuvado pelo Ministério das Relações Exteriores e com a inclusão pontual dos demais sectores nacionais relevantes.

A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento foi criada em 1964, com vista a integrar os países em desenvolvimento na economia mundial e contribuir para a erradicação da pobreza.

Juntamente com outros departamentos e agências da ONU, mede o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme estabelecido na Agenda 2030.

A CNUCED está sediada em Genebra (Suíça) e tem representações em Nova Iorque (Estados Unidos da América) e Addis Abeba (República Democrática Federal da Etiópia) e atualmente, tem 195 países-membros.

Recorde-se que de uma lista mundial de 46 países menos avançados (PMA) 31 estão no continente africano.

 

O que achas da passagem de Angola de País Menos Avançado para País de Rendimento Médio? Sendo Angola um país tão rico, esta graduação tem lógica? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © Xavi-Simancas / UNICEF
close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.