Aquaponia é um sistema de cultivo que une a piscicultura e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). É um sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia. Basta alimentar os peixes que o ciclo se fecha. O excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas que por sua vez filtram a água para o peixe. Os dois sistemas estão fisicamente separados e são interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com fezes de peixe para o sistema hidropónico e devolve a água limpa do sistema hidropónico para o tanque com os peixes.02

Há muitas vantagens da aquaponia sobre os métodos tradicionais de agricultura, incluindo o uso eficiente de recursos – ou seja, água, fertilizantes, infraestrutura e terra. Além disso, os alimentos frescos podem ser cultivados em ambientes urbanos, perto de onde as pessoas vivem, o que significa que a necessidade de longas caminhadas e infraestrutura reduz-se assim como a pegada de carbono dos produtos diminui.

A aquaponia pode ser feita em pequena escala, com kits de aquaponia pessoal para complementar a dieta individual ou familiar mas também pode ser feita em escala industrial através de armazéns de aquaponia que podem alimentar milhares. A aquaponia é muito usada na Ásia mas também na Austrália e Estados Unidos.

Uganda, Namíbia, Quênia, Zimbábue e África do Sul já criaram zonas comercias de aquaponia como uma solução viável para abordar algumas das questões de segurança alimentar. Vários outros países estão a ver de perto os resultados e preparam-se para investir.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.