Árbitro angolano no Mundial do Qatar.

O Comité de Juízes da FIFA tornou público, nesta quinta-feira 19 de Maio de 2022, os nomes dos árbitros eleitos para apitar o Campeonato do Mundo de Futebol, que se inicia em Novembro deste ano, no Qatar. O angolano, Jerson Emiliano dos Santos, de 39 anos de idade, faz parte do grupo de 69 auxiliares escolhidos.

A escolha, segundo a FIFA, na sua página oficial, é feita com base em critérios rigorosos das Confederações continentais, mediante a prestação destes nas provas sob a égide do órgão reitor do futebol mundial.

Para além do árbitro angolano, foi ainda chamado outro dos PALOP, Arsenio Marengula, de Moçambique e outros 14 árbitros africanos, nomeadamente:

Mustapha Ghorbal, Abdelhak Etchiali e Mokrane Gourari, da Argélia, Maguette N’Diaye, Djibril Camara e El Hadji Samba, do Senegal, Victor Gomes e Zakhele Siwela da África do Sul, Bakary Gassama, da Gambia, Elvis Noupue, dos Camarões, Mahmoud El-Regal, do Egipto, Souru Phatsoane, do Lesoto, Janny Sikazwe, da Zambia e Salima Mukansanga, do Rwanda

No total, foram nomeados 129 árbitros. 36 vão desempenhar funções de árbitro principal, 69 de árbitro auxiliar e 24 de vídeo-árbitro.

É de notar também a presença histórica de seis mulheres nesta lista: Stéphanie Frappart (França), Salima Mukansanga (Rwanda) e Yoshimi Yamashita (Japão), Neuza Back (Brasil), Karen Díaz Medina (México) e Kathryn Nesbitt (EUA).

 

Quem é Jerson Emialiano dos Santos

Jerson dos Santos, começou a sua carreira como assistente internacional em 2014, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, China, depois o Mundial de Sub-17, em 2015, no Chile, Mundial de Clubes no Japão em 2016 e Mundial de sub-20, em 2017, na Coreia do Sul.

Aos 39 anos de idade, esteve pela primeira vez num Campeonato do Mundo de seniores, em 2018, na Rússia.

Participou em três Campeonatos Africanos das Nações (CAN) em seniores, em um de sub17, outro de sub20 e outro em sub23. Também apitou nos jogos olímpicos da juventude realizados em 2014, em Nanjing (China).

 

O que achas da nomeação deste árbitro angolano? Os PALOP estão bem representados no Mundial do Qatar? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2019 SAPO
close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.