Argélia: 2 novos poços de petróleo e gás.

Dois novos poços de petróleo, mas também de gás foram descobertos na Argélia, de acordo com um anúncio feito na terça-feira, 29 de Março de 2022, pela petrolífera argelina Sonatrach.

Os resultados de dois novos furos, um em Touggourt e outro em El Bayadh, duas regiões do Sudeste e Sudoeste argelino, foram apresentados na terça-feira, 29 de março de 2022.

A empresa argelina especificou que completou “com sucesso” um poço de delimitação West Oglet En Nasser-2 (WOEN-2) no perímetro de Touggourt Est I, localizado ao norte do campo de Hassi.

“O poço de delimitação WOEN-2, localizado a cerca de vinte quilómetros das instalações de processamento de Rhourde El Amar, confirmou a extensão para o norte das reservas”.

“Alargando o depósito de petróleo bruto Oglet En Nasser, descoberto nos reservatórios, Série Inferior Triássico e Ordoviciano Grés d’Ouargla”, disse a empresa.

Segundo a empresa, trata-se de estimativas da ordem dos “5.094 barris/dia de petróleo e 185.582 m3/dia de gás”, acrescentando que a estimativa dos volumes de crude (comprovados + prováveis), antes da perfuração de o poço de delineamento WOEN-2, foram estimados em “546 milhões de barris”, continuou o comunicado de imprensa da Sonatrach.

A prospeção deste poço levou a empresa a efetuar:

“Uma reavaliação destes volumes em 961 milhões de barris, com um contributo trazido pelo poço de delimitação WOEN-2, estimado em 415 milhões de barris”.

A empresa argelina, que apresenta esta área como um petróleo emergente onde está a aumentar a prospeção para melhor avaliar o seu potencial, acredita que com esta descoberta, a Sonatrach confirma:

“O grande potencial petrolífero da região de Touggourt e pretende acelerar o desenvolvimento deste polo para aumentar a produção nacional”.

O segundo poço foi descoberto em El Bayadh, sudoeste da Argélia.

“O teste de produção realizado neste reservatório rendeu petróleo bruto e gás associado com vazões de 925 barris/dia de petróleo e 6.456 m3/dia de gás”.

“O potencial petrolífero do Sillon de Benoud permitirá, eventualmente, o surgimento, a norte de Hassi R’Mel, de um novo hub de hidrocarbonetos”

As descobertas chegam num momento de crescente preocupação desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia. Um conflito que se agravou com os combates ocorridos na capital ucraniana, Kiev, e que se faz sentir com uma tensão em torno do petróleo vivida em todo o mundo.

Evidenciado pelo aumento dos preços dos combustíveis, em vários países, onde as autoridades foram obrigadas a apoiar empresas de transporte e camionistas, para mitigar os efeitos da subida dos preços.

 

O que achas das novas descobertas? Estes poços de petróleo vão ajudar a mitigar a falta de combustíveis? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2018 Anton Medvedev
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.