Arrancou 2ª fase do Expresso Regional de Dakar.

A primeira fase do Comboio Expresso Regional de Dakar (TER na sua sigla francesa), cuja linha ferroviária vai ligar o centro da cidade ao Aeroporto Internacional Blaise Diagne (AIBD) no Senegal, entrou em funções em Dezembro de 2021.

A implementação do projeto do Expresso Regional de Dakar que se insere no plano de desenvolvimento económico do Senegal e que visa a prestação de serviços aos subúrbios de Dakar, e que vai substituir o Petit Train de Banlieue (PTB na sua sigla em Francês), ( o pequeno comboio dos subúrbios) teve início em dezembro de 2016.

A primeira fase de 36 km, terminada agora, liga o centro de Dakar à nova cidade empresarial de Diamniadio, em 35 minutos, atravessando toda a periferia da capital.

A segunda fase do Expresso Regional de Dakar envolve a construção de uma nova linha ferroviária de 19 km entre a estação de Diamniadio e a AIBD que deverá transportar cerca de 115.000 passageiros por dia quando estiver totalmente operacional.

A nova linha férrea também substituirá as instalações ferroviárias existentes e terá previsão para a instalação de quatro trilhos futuros. Uma via dupla eletrificada com bitola padrão para passageiros e uma via métrica para carga também será construída, bem como uma via de manutenção e serviço que pode ser convertida numa quarta via no futuro.

Quando estiver operacional, todo o projeto ligará Dakar ao AIBD em 45 minutos através de uma linha de 55 km de comprimento passando por 14 estações.

Recorde-se que Dakar, a capital e a maior cidade do Senegal, na península do Cabo Verde. Fundada pelos franceses em 1857, é uma das quatro cidades históricas do Senegal e a antiga capital da África Ocidental Francesa (AOF). 

A sua localização na borda ocidental da África, na estreita península de Cabo Verde, favoreceu os primeiros colonos e o comércio de escravos para o Novo Mundo.

A cidade desenvolveu-se rapidamente, sob a ação dos fluxos migratórios do campo para as cidades e aumentou de 400 000 habitantes, em 1970, para 2,6 milhões em 2005 e estimada em 2021 em cerca de 5 milhões de habitantes, uma das mais populosas da África Ocidental. 

A região de Dakar possui 550 km², 25% da população nacional e concentra 80% das atividades económicas do país.

 

O que pensas disto? O Expresso Regional de Dakar vai beneficiar o País? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2019 Seydina Aba Gueye / VOA
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.