Artista plástico Guineense, Nu Barreto, presente na Art Paris

Abriu ao público a Art Paris, a primeira feira de arte contemporânea de 2021 após a interrupção devido à pandemia.

O artista plástico guineense Nu Barreto, através da galeria Nathalie Obadia, marca presença no certame que se prolonga até este domingo, 12 de setembro 2021, junto à Torre Eiffel.

Nascido em 1966, em São Domingos, no norte da Guiné-Bissau, Nu Barreto mudou-se para Paris – a convite de um dos seus tios – em 1989, onde vive e trabalha atualmente.

Interessou-se inicialmente por fotografia e estudou na Escola de Fotografia AEP de Paris, em 1993. Em seguida, prosseguiu os seus estudos na Ecole Nationale des Métiers d’Image au Gobelins de 1994 a 1996, onde concluiu os estudos de fotografia.

Artista multidisciplinar que utiliza desenho, objetos e colagem, Nu Barreto procura despertar o público para questões sociais, através das suas pinturas, desenhos, fotografias e vídeos.

A sua motivação tem sido a condenação da opressão no mundo, especialmente a denúncia da miséria e do sofrimento que assola o continente africano.

Ele incorpora no seu trabalho a linguagem das formas, cores simbólicas e motivos com forte significado.

O trabalho de Nu Barreto foi exibido em várias exposições individuais em França, Portugal, Espanha e Nova Iorque.

Em 1998 expôs o seu trabalho na Lisbon World Exposition e em 2013, participou pela segunda vez da exposição Art for Peace da UNESCO em Paris.

As suas obras também foram expostas em mostras coletivas, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, em 2005, e também no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Brasil, na Bienal de Dacar, no Senegal, em 2006, no Centre Culturel des Rencontres de Neumünster (CCRN) no Luxemburgo em 2007,

Mais recentemente no Kunstraum Kreuzberg, em Berlim, Alemanha, no Museu Vieira da Silva, em Lisboa, Portugal, no Mémorial de América Latina à Marta Traba, em São Paulo, Brasil, no Boribana Museum , em Dacar, no Senegal, e ultimamente , no Mucane Museum em Victoria, Brasil.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.