As fintech africanas entram com o “pé direito” em 2022.
A fintech queniana Lipa Later, especializada em crédito ao consumidor baseado em tecnologia, alavancou 12 milhões de dólares em financiamentos pré-série A.
O financiamento de ações e dívidas contou com a participação de Cauris Finance, Lateral Frontiers VC, GreenHouse Capital, SOSV IV LLC, Sayani Investimentos e Serviços Financeiros Axian.
Os fundos angariados permitirão à fintech fundada em 2018 expandir-se para novos mercados em África, nomeadamente na Tanzânia, Gana e Nigéria, e desenvolver-se nos seus mercados atuais, nomeadamente Quénia, Uganda e Ruanda.
“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com os nossos investidores à medida que procuramos crescer e expandir para outros mercados em África. Nos próximos 12 meses, pretendemos crescer e duplicar a nossa presença nos mercados existentes e abrir de três a cinco novos mercados em África”, afirmou Eric Muli, cofundador e CEO da Lipa Later.
O novo financiamento vem além de um investimento não divulgado em 2020 pelo Uncovered Fund, com sede em Tóquio, que investe em start-ups em estágio inicial na África. A Lipa Later ficou entre as cinco start-ups que receberam esse financiamento.
A fintech fornece análise de dados aos clientes para obtenção de crédito acessível, e cobra comissões e taxas de juros.
Por outro lado, a empresa de capital de risco dos EUA Ajim Capital lançou um fundo de 10 milhões de dólares para investir em fintech africanas, com o objetivo de facilitar que os empreendedores se concentrem no crescimento dos seus negócios. O fundo fornecerá financiamentos entre 25.000 a 150.000 dólares para empresas de tecnologia em todo o continente.
No continente, o financiamento de capital de risco está atualmente concentrado no Egito, África do Sul, Nigéria e Quénia, de acordo com o relatório “África: The Big Deal”.
Olá! Só o Antero Chitunda, escrevo apartir do Huambo-Angola, tenho 34 anos de idade só licenciado em direito e empreendedor.
Nós últimos tempos, tenho desenvolvido uma fintech focada no serviço de facilitação de levantamento de dinheiro e outros serviços da de pagamento com objetivo de desafogar as grandes enchentes que se regista nos bancos e nos ATMs…. tem sido uma
Busco por parceiros para alavancar o nosso negócio.
Obrigado pelo seu contacto. Nós apenas damos noticias, não temos o contacto de ninguém que o possa ajudar, mas se nos segue com atenção vai verificar que muitos artigos que escrevemos apontam para quem poderá ajudar.