BAD: A saúde em África não pode depender de outros.

O Presidente do BAD (Banco Africano de Desenvolvimento), Akinwumi A. Adesina durante ume visita de trabalho efetuada este sábado, 29 de Janeiro de 2022, ao Instituto Pasteur em Dacar, um centro de investigação biomédica cuja missão é proteger e promover a saúde pública, afirmou:

“Para controlar a indústria farmacêutica, é necessária capacidade técnica, matéria-prima e infraestruturas [….]Estas são todas as razões pelas quais o Banco Africano de Desenvolvimento apoia o setor farmacêutico africano. Devemos ter a capacidade de produzir medicamentos aqui em África para garantir a saúde das nossas populações”

E acrescentou:

“Não podemos depender de um sistema de saúde que se concentra fora do continente e deixa a saúde de 1,4 mil milhões de pessoas à generosidade de outras”.

Durante a sua visita aos laboratórios desta prestigiada instituição – de alcance sub-regional – o Presidente do BAD falou com investigadores que, afirmou, “estão a fazer um excelente trabalho”, segundo comunicado lido por Mercados africanos.

E reforçou:

“Vamos apoiar financeiramente o Instituto Pasteur de Dakar para a produção de testes rápidos, produtos farmacêuticos e vacinas contra o Covid-19; estou impressionado com o nível da perícia dos investigadores”

Adesina anunciou que o BAD irá injetar 3 mil milhões de dólares no reforço da indústria farmacêutica africana.

“Precisamos de acabar com a desigualdade na distribuição de vacinas. As pessoas falam da terceira, quarta e mesmo quinta dose enquanto em África ainda estamos à procura da primeira dose”, disse ele.

O Instituto Pasteur investiu fortemente na luta contra a pandemia de Covid-19 e destaca-se na produção e distribuição de vacinas humanas.

Durante à visita ao Instituto Pasteur, um dos mais importantes em África e um dos poucos com a capacidade de produção de vacinas animais e humanas, Adesina prometeu também “ajuda financeira para a produção de testes rápidos, produtos farmacêuticos e vacinas contra a Covid-19”.

 

O que achas destes investimentos? É importante haver mais investimentos destes? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Compacto Lusófono: BAD e SFI assinam parceria

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.