BAD enviou missão de alto nível a Bissau.

Foi realizada uma missão de diálogo multissetorial de alto nível do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no seguimento da recente visita de trabalho, à Guiné-Bissau de 28 de Fevereiro a 4 de Março de 2022, do Presidente do BAD, Akinwumi Adesina.

O objetivo da missão era o de confirmar o programa de trabalho para 2022 e rever as intervenções planeadas do Banco no país para o período 2023-2026.

A missão liderada por Joseph Ribeiro, Diretor-geral Adjunto do Banco para a África Ocidental e Gestor para a Guiné-Bissau, e integrada por vários altos funcionários do BAD, teve reuniões com os ministérios da agricultura, economia, energia e obras públicas.

Também foram organizadas reuniões com representantes do setor privado e da sociedade civil para acelerar a formulação e implementação de projetos destinados a apoiar o desenvolvimento de cadeias de valor competitivas de arroz, castanha de caju, pesca e economia azul.

Os principais objetivos da missão foram três: realizar uma análise do contexto do país e uma avaliação dos recentes desenvolvimentos políticos, sociais e econômicos; interagir com outros parceiros de desenvolvimento na coordenação da ajuda, oportunidades de cofinanciamento, bem como questões de política económica.

Foi também analisado o desenvolvimento do programa de empréstimos para 2022 e o programa operacional indicativo para o período 2022-2024.

A missão também discutiu com o governo a preparação de um fundo de crédito para o setor privado e reiterou o compromisso do BAD em apoiar a transformação económica da Guiné-Bissau através dos sectores da governação e das infraestruturas.

Durante a missão, a delegação visitou o local da subestação elétrica de Bissau que vai ligar a Guiné-Bissau ao sistema de troca de energia da África Ocidental e proporcionar ao país o acesso a energia limpa, assim como a Escola Nacional de Administração Pública, financiada pelo BAD para melhorar as capacidades e desempenho dos executivos guineenses.

 

O que achas desta Visita do BAD? Esta missão de diálogo vai resolver alguma coisa? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © BAD
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.