BAD/Pacto Lusófono: 10,7 milhões de dólares para São Tomé e Príncipe.

O Conselho de Administração do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), uma das janelas de financiamento do BAD, aprovou nesta quarta-feira,7 outubro 2021, em Abidjan, uma verba de10,7 milhões de dólares a São Tomé e Príncipe para a implementação da primeira fase da Iniciativa Zuntámon, no âmbito do Pacto Lusófono, leu Mercados Africanos num comunicado, divulgado pelo BAD, nesta segunda-feira, 11 outubro 2021.

O projeto visa melhorar o ambiente de negócios para apoiar o crescimento liderado pelo setor privado. O projeto também fortalecerá a capacidade e o acesso a mercados e crédito para pequenas e médias empresas (PMEs), a fim de aumentar a sua contribuição para a economia e a criação de empregos.

Para além das PMEs esta iniciativa também apoia instituições como a Agência de Comércio e Promoção de Investimento, as associações empresariais e o banco central do país.

O FAD estima também que este investimento vai reduzir o número de dias necessário para resolver uma disputa comercial, que poderá, assim, passar de 1.185 dias, em média, para 600 dias.

“Este projeto vai reforçar as capacidades das instituições do Governo de São Tomé, melhorar o ambiente de negócios para o desenvolvimento do sector privado, promover e incentivar a formalização da economia informal para criar mais e melhores empregos, especialmente para mulheres e jovens que constituem a maior parte do setor informal.” disse Martha Phiri, Diretora, Capital Humano, Desenvolvimento de Jovens e Competências (AHHD).

O país tem grande potencial na agricultura, serviços, incluindo turismo e economia azul, setores que representam mais de 70% da atividade econômica.

O projeto está alinhado com a Estratégia de Empregos para a Juventude para a África do BAD e responde aos objetivos do Pacto Lusófono ao promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável do setor privado, ao mesmo tempo que contribui para a Estratégia de Desenvolvimento do Setor Privado do país para 2015-2024.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.