BAD: Solomon Mugera, novo Diretor de Comunicações e Relações Exteriores

O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou esta terça-feira, 7 de setembro 2021, a nomeação de Solomon Mugera como Diretor de Comunicação e Relações Exteriores, a partir do 1º de outubro de 2021, lê-se em comunicado do BAD, a que teve acesso Mercados Africanos.

Solomon Mugera, de nacionalidade queniana, traz consigo uma vasta experiência para essa função, não só como jornalista experiente, mas também mais de 20 anos de trabalho internacional.

Ingressou na British Broadcasting Corporation (BBC) em 1998 e foi o primeiro africano a dirigir o departamento África.

Nessa função, Mugera dirigiu a maior expansão da BBC no continente africano desde os anos 1940, apoiando a corporação a alcançar uma audiência semanal de mais de 100 milhões – em 12 idiomas – na rádio, televisão, Mídias digitais e sociais.

Gestor de um orçamento anual de 42 milhões de dólares, ele dirigiu uma equipa de 600 funcionários da BBC África no Reino Unido e em toda a África e liderou operações de multimédia, de liderança editorial, comunicação, gestão de orçamento, para além de uma compreensão clara de notícias internacionais e assuntos atuais, do mercado de média africano e do impacto da tecnologia digital, segundo o mesmo comunicado.

Antes de ingressar na BBC, Mugera trabalhou no canal público Kenya Broadcasting Corporation (KBC) e no canal privado Kenya Television Network (KTN).

Como Diretor de Comunicação e Relações Exteriores do BAD, Mugera deverá contribuir ,por um lado, para  promoção  dos apoios financeiros e políticos para o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento e por outro, para fortalecer o papel do Grupo como um líder global nos desafios de desenvolvimento mais urgentes da África.

Administrará, igualmente, as comunicações corporativas e as relações externas com as principais partes interessadas, incluindo os média, sociedade civil, fundações, setor privado, países africanos e organizações internacionais.

Também será responsável pela comunicação interna e o envolvimento com o pessoal do Grupo do Banco e liderará a comunicação do Grupo Banco do Banco Africano e as relações estratégicas globais com os média.

Comentando a sua nomeação, ele disse que: “É uma honra trabalhar para o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento e apoiar a sua visão para o continente. Esta é uma instituição que está a liderar os esforços de África para se transformar e fazer uma diferença real na vida de milhões de pessoas. O Banco tem o talento, a experiência, o conhecimento, assim como toda uma história que precisa de ser contada em toda a África e para um público global”.

Por seu lado, o Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Adesina sublinhou: “O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento está no centro do desenvolvimento económico-social do continente. O Sr. Mugera apoiará a visão do Grupo do Banco no seu esforço de divulgação para tornar as prioridades, atividades e realizações do Banco conhecidas pelo público interno e externo. Ele é um profissional dos média altamente respeitado e motivado, com uma sólida experiência em jornalismo e liderança”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.