BADEA tem mais fundos para África.

O Banco Árabe de Desenvolvimento Económico para África (BADEA), instituição sediada em Cartum anunciou um aumento de seu capital autorizado em 376%, ao passar de 4,2 mil milhões de dólares para 20 mil milhões.

Este histórico aumento de capital foi aprovado por unanimidade por todos os 18 acionistas soberanos do banco, membros da Liga Árabe.

A nova estrutura de capital constituirá um capital total autorizado de 20 mil milhões coloca a base de capital e a estrutura geral do banco em pé de igualdade com outros bancos multilaterais de desenvolvimento de alta classificação.

Recorde-se que o banco – criado há 48 anos – tem uma notação de Aa2 com perspetiva positiva pela Moody’s Investors Service.

Este aumento de capital demonstra a vontade dos administradores de reforçar a presença do BADEA em África.

“O banco é um importante catalisador para a cooperação árabe-africana, financiando projetos prioritários de desenvolvimento, facilitando o comércio e fornecendo assistência técnica”.

“Continuamos comprometidos em apoiar todas as suas necessidades de capital, para que possa continuar a atingir os nobres objetivos para os quais foi estabelecido”.

Sisse Fahad Abdullah Aldossari, Presidente do Conselho.

Por sua vez, Sidi Ould Tah, Diretor Geral do BADEA, lembrou a especificidade da instituição:

“Durante os 48 anos de sua criação, o BADEA financiou mais de 730 projetos e forneceu mais de 890 bolsas de pesquisa e dispensou assistência técnica em 44 países da África Subsaariana que muitas vezes lutam para atrair financiamento competitivo”.

“Tudo isso foi feito apenas com recursos dos acionistas, e o banco nunca precisou de fazer empréstimos nos mercados graças a esse apoio excecional dos nossos acionistas”.

“O aumento de capital de hoje é um testemunho claro desse legado contínuo de apoio inabalável aos acionistas por meio de injeções de capital em dinheiro, bem como capital exigível.”

O BADEA é uma instituição financeira multilateral com sede em Cartum, República do Sudão.

O Banco – de propriedade de 18 estados soberanos, membros da Liga dos Estados Árabes, foi criado a 18 de fevereiro de 1974 e iniciou as suas operações em março de 1975 fornecendo financiamento e assistência técnica para o desenvolvimento económico exclusivamente na África Subsaariana.

O BADEA esforça-se para facilitar e catalisar o fluxo de capitais e investimentos árabes e estrangeiros para a África. Desde 2015, o banco também se concentrou no comércio – tanto no comércio árabe-africano quanto no comércio intra-africano.

 

O que achas dedo BADEA? E da Cooperação árabe-africana?  Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Moody’s atribui AA2 ao BADEA

BADEA lança coligação de apoio às MPME

Imagem: © 2022 BADEA
close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.