Banco da Nigéria (UBA) apresenta queixa contra o banco Credit Suisse.

O United Bank for Africa (UBA) iniciou, a 3 de junho de 2021, um processo contra entidades do Credit Suisse, relacionado com o escândalo dos empréstimos desviados em Moçambique, há alguns anos.

De acordo com informação consultada pela Agência Ecofin, o grupo bancário sediado em Lagos, presidido pelo bilionário nigeriano Tony Elumelu, tinha participado na operação de um empréstimo sindicado em Moçambique, que está agora a ser alvo de processos nos Estados Unidos por práticas de peculato.

O grupo UBA pretende ser indemnizado pelas perdas em que incorreria em resultado do procedimento de Moçambique de retirada da garantia soberana do empréstimo sindicado em benefício da empresa local ProIndicus.

Com efeito, a 27 de outubro de 2020, o governo moçambicano interpôs recurso para obter a declaração de nulidade da garantia soberana que havia emitido no âmbito desta operação.

Pelo menos uma outra parte interessada, nomeadamente o Banco Internacional de Moçambique, interpôs recurso pelas mesmas razões que o grupo nigeriano.

No entanto, a Bloomberg noticiou nesta terça-feira, 19 outubro 2021, que o banco Credit Suisse se declarou culpado de conspiração para cometer transferência financeira fraudulenta (wire fraud transfer, no original em inglês)  e pagou 475 milhões de dólares num acordo com a justiça dos EUA relativamente ao escândalo das dívidas ocultas de Moçambique, em noticia divulgada pelo financeyahoo e lida por Mercados Africanos.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg o Credit Suisse deu-se como culpado na acusação de conspiração para cometer fraude na transferência internacional de verbas durante uma audição que decorreu na terça-feira, 19 outubro 2021, num tribunal em Brooklyn, Nova Iorque.

O Credit Suisse vai assim pagar cerca de 475 milhões de dólares, no acordo hoje feito com as autoridades judiciais financeiras nos EUA, no Reino Unido e noutros locais, de acordo com a Bloomberg, que cita fontes próximas do processo.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.