Bancos quenianos vão à frente na sub-região
“Continuamos comprometidos em fortalecer a nossa contribuição socio-económica para a região da África Oriental e para além e nosso compromisso em criar valor nas economias em que operamos. O coração do nosso negócio é impulsionar a inovação e, ao mesmo tempo, alavancar a tecnologia na forma como fazemos negócios e apoiamos nossos acionistas”, disse Joshua Nyamweya Oigara, CEO do Grupo Kenya Commercial Bank (KCB).
O Kenya Commercial Bank (KCB) é o grupo bancário líder na África Oriental, de acordo com a última classificação de 2020 da prestigiosa revista Global Finance.
A revista financeira também identificou o KCB como um dos 10 bancos africanos mais seguros em termos de liquidez, crescimento, rentabilidade, eficiência operacional e solidez.
Além disso, o KCB Group Plc foi classificado em 667º na classificação dos 1000 melhores bancos do mundo para o ano de 2020.
A instituição bancária ganhou assim 50 lugares, ou seja, ficou em 667° lugar em 2020.
No ano anterior, 2019, tinha sido classificada no 717° lugar, no mesmo relatório, o que reflecte um avanço sustentado e estável das finanças da maioria dos principais bancos comerciais africanos.
No final do primeiro semestre de 2020, os ativos totais do banco aumentaram 28%, para 953,1 mil milhões de xelins quenianos (8,7 mil milhões de dólares americanos).
Já os empréstimos e adiantamentos líquidos aumentaram 17%, encerrando o período em 559,9 mil milhões de xelins quenianos (5,1 mil milhões de dólares americanos).
Os depósitos de clientes, aumentaram 35%, e passaram para 758,2 mil milhões de xelins (6,9 mil milhões de dólares americanos).