Bank of Africa: Bloomfield confirme classificação «A»

A Bloomfield Investment Corporation confirmou a classificação de longo prazo “A com perspetiva positiva” anteriormente atribuída ao Bank Of Africa (BOA) Burquina Faso, uma subsidiária do grupo bancário nigeriano do mesmo nome, anunciaram os executivos desta agência de anotação com sede em Abidjan.

A classificação de curto prazo também permanece mantida em “A1 com perspetiva estável”.

A validade da nota é de maio de 2021 a abril de 2022.

No longo prazo, a administração da Bloomfield justifica a classificação e a perspetiva que lhe é atribuída pela alta qualidade de crédito e porque também acreditam que os fatores de proteção do crédito são bons.

“No entanto, Bloomfield, não deixou de realçar que os fatores de risco são mais variáveis ​​e mais importantes em tempos de pressão económica.”

No curto prazo, a notação atribuída à BOA Burquina Faso justifica-se pela certeza do reembolso que é muito elevado.

Os executivos da Bloomfield acrescentaram que os indicadores de liquidez são “excelentes e amparados por bons fatores de proteção dos elementos essenciais”. Quanto aos fatores de risco, são caracterizados como menores.

A classificação é baseada também num maior fortalecimento da estrutura de governança, boa capacidade para implementar o Plano Trianual de Desenvolvimento 2019-2021.

Apesar da crise do Covid 19, registou-se um aumento significativo dos recursos captados junto dos clientes, conduzindo a uma melhoria do posicionamento do banco.

A Bloomfield também identificou “uma melhoria nos retornos das ações, apesar do menor lucro líquido, consolidando a flexibilidade financeira e uma perspetiva tranquilizadora para o desenvolvimento do negócio.”

No entanto, os funcionários da agência de classificação observaram fatores menos positivos, tais como a fraca qualidade de crédito num contexto de desaceleração da atividade económica devido à Covid 19 e às preocupantes condições sociais e de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.