Benim:  Castanha de Caju vale 350 Fcfa/kg.

No Benim o quilo de castanha de caju será negociado a 350 FCFA na campanha 2021/2022, preço fixado após o Conselho de Ministros realizado na quarta-feira, 30 de Março 2022.

A castanha de caju, representa a segunda fonte de divisas de exportação agrícola e está a recuperar de três campanhas consecutivas de queda nos preços de compra desse produto.

Este valor aumentou 50 Fcfa em relação ao preço da temporada anterior e marca a primeira reavaliação em três anos.

Esta nova campanha foi aberta na sexta-feira 1 de Abril de 2022 no norte do país e terminará a 31 de outubro.

“O Ministro da Indústria e Comércio e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Pescas vão assegurar o bom desenrolar da campanha bem como o controlo e certificação dos instrumentos de pesagem de forma a preservar o interesse dos produtores”, indica o comunicado do executivo beninense.

Embora as autoridades não tenham dado previsões de produção para a nova época, muitos observadores estimam que a colheita deverá situar-se entre 130.000 e 150.000 toneladas.

No Benim, o cultivo do caju emprega 200.000 pessoas.

O país é um dos principais fornecedores da matéria-prima na sub-região da África Ocidental juntamente com a Costa do Marfim, Nigéria e Guiné-Bissau.

Recorde-se que A África Ocidental é responsável por 45% da produção mundial, metade da qual na Costa do Marfim.

O sul da Ásia, em particular, Índia, Vietname e Camboja, também responde por cerca de 45% da produção mundial, mas concentra 90% da indústria de processamento.

A Tanzânia, Moçambique, Indonésia e o Brasil produzem os 10% restantes.

África, é o maior produtor mundial de castanha de caju, mas até agora (ao contrário do Sul da Asia) não teve a capacidade de criar uma indústria de transformação do caju. Por isso, continua a exportar castanha de caju não processada.

Encontrou-se numa situação de desespero quando em 2020 os seus compradores de caju, os gigantes da transformação mundial, Vietname e Índia, fecharam as portas a novas importações do caju devido ao COVID-19.

 

O que achas do preço do caju no Benim? O teu país produz, transforma ou exporta castanha de caju? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2008 Silvio Tanaka / Wikimedia Commons
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.