BGFIBank, o Banco que opera em STP lucra milhões.

O BGFIBank que está presente em São Tomé e Príncipe e em mais 10 países africanos e em França teve um ano excecional apesar da pandemia.

O BGFIBank que opera no Benim, Camarões, Congo, Costa do Marfim, França no Gabão, Guiné Equatorial, Madagáscar, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Senegal, obteve um lucro líquido consolidado de 44 mil milhões de FCFA (82 milhões de dólares) em 2020.

Este montante significa um aumento de 114% em relação a 2019, de acordo com dados divulgados pelo grupo em Libreville (Gabão) que para além do mais apontam para indicadores positivos para o futuro.

“Esses resultados refletem o trabalho contínuo e árduo de todos os 2.200 funcionários do grupo”, disse Henri-Claude Oyima.

Segundo o CEO do primeiro banco da África Central, a pandemia do Coronavírus que paralisou a economia mundial certamente teve impacto nas atividades, mas o grupo conseguiu se antecipar-se e salvaguardar o património e gerir novas oportunidades.

“Esta dinâmica posta no início da crise permitiu-nos alcançar estes resultados”, explicou ele, apreciando a resiliência do seu grupo perante esta crise global. Para o futuro, o grupo BGFIBank pretende continuar a apoiar o financiamento das economias dos países onde se encontra estabelecido. Esse financiamento também beneficiará empresas privadas que realizam grandes projetos de desenvolvimento.

Apesar destes excelentes resultados, os acionistas do grupo bancário não receberão dividendos para o exercício de 2020. O grupo aplica assim uma decisão da Comissão Bancária Centro-Africana (COBAC) que proíbe o pagamento de dividendos este ano. O objetivo do COBAC é fornecer aos bancos os recursos necessários para apoiar a recuperação econômica após a pandemia de Covid 19.

Apesar destes dados positivos o banco decidiu precaver o futuro e os lucros foram diretamente para as suas reservas, a fim de aumentar seu património.

Fundado em abril de 1971, o grupo comemora este ano 50 anos. Um marco que foi marcado pela inauguração da sua nova sede na capital gabonesa.

O que tens a dizer sobre isto? Dá-nos a tua opinião, partilha-a aqui, não hesites.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.