BOAD: Nova linha de crédito de 70 milhões de euros.

O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) conseguiu uma nova linha de crédito de 70 milhões de euros e um investimento de capital de 24 milhões de dólares, segundo comunicado divulgada nesta quinta-feira, 16 dezembro 2021, pelo BAD.

A linha de crédito apoiará empresas da União Económica e Monetária da África Ocidental – da qual faz parte a Guiné-Bissau – particularmente nos setores criadores de emprego, tais como o agronegócio, energias renováveis, saúde e informação e telecomunicações, que foram drasticamente afetados pela pandemia de Covid-19.

Os 70 milhões de euros fazem parte de um mecanismo de 150 milhões de euros, que será cofinanciado por várias instituições financeiras de desenvolvimento.

O investimento de capital de 24 milhões de dólares faz parte de uma transação de aumento de capital, que permitirá ao Banco Africano de Desenvolvimento aumentar a sua participação de 0,55% para 1%, mantendo assim o seu lugar no Conselho de Administração do BOAD.

Além disso, o BAD ajudará o BOAD através do financiamento da Iniciativa para o Financiamento das Mulheres Empreendedoras (We-Fi na sua sigla em Inglês) para criar um programa de assistência técnica para integrar os aspetos de género no seu processo de revisão de projetos e promover o empreendedorismo das mulheres.

O projeto deverá ajudar a criar ou consolidar pelo menos 5.900 postos de trabalho (incluindo 2.000 para mulheres).

Recorde-se que recentemente  e tal como noticiado por Mercados Africanos a agencia global de notação Fitch Ratings revisou a Perspetiva da classificação do BOAD de negativa para estável e reafirmou a nota “BBB”.

O BOAD, do qual faz parte a Guiné-Bissau, é uma importante instituição de financiamento dentro da UEMOA, que está presente como acionista em 45 instituições da região, com um capital de 122,24 mil milhões de FCFA.

O que acha? O BOAD é um Banco que faz falta a África? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.