Bola Adesola, primeira mulher PCA do Ecobank Nigéria.

O Conselho de Administração do Ecobank Nigéria anunciou nesta quarta-feira, 29 de setembro 2021 a nomeação de Bola Adesola como a sua Presidente, tal como foi largamente noticiado a imprensa especializadas da África  Ocidental.

“Bola Adesola, que foi nomeada para chefiar o Conselho de Administração após o término do mandato de John Aboh, é uma profissional altamente respeitada com mais de trinta e três (33) anos de experiência no setor bancário”, comentou o subsidiária ddo Grupo Ecobank Transnational Incorporated (ETI) . Ela tem, segundo o banco, qualidades de liderança louváveis ​​e dirigiu com sucesso iniciativas de expansão de vários bancos, em vários países.

Antes desta nomeação, Bola Adesola foi Diretora Executivo da Standard Chartered Nigéria durante 8 anos e dirigiu as subsidiárias do banco na África Ocidental, principalmente no Gana, Costa do Marfim, Gâmbia e Serra Leoa.

A nova PCA do Ecobank Nigéria também foi Presidente do Conselho do Standard Chartered Bank das Ilhas Maurícias e Diretora do Standard Chartered no Gana.

Adesola aposentou-se do Standard Chartered Bank como vice-presidente sénior para África. O banco também nomeou dois outros diretores não executivos: Titilayo Olujobi e Bimbola Wright.

Recorde-se que o Ecobank começou com a ideia de abrir um banco em toda a África Ocidental e depois em toda a África para a comunidade empresarial em geral. Os fundadores do Grupo Ecobank imaginaram um banco africano para africanos.

Os objetivos do Ecobank são permitir que um banco pan-africano moderno prospere e contribua para o desenvolvimento económico e integração financeira do continente.

Em outubro de 1985, a primeira filial do Ecobank foi aberta no Togo. Apesar da agitação política da década de 1980 em África, e contra todas as probabilidades, o Grupo Ecobank abriu filiais em cinco países africanos em 1988. De 1997 a 2001, a cobertura do grupo aumentou de cinco para doze países.

Hoje, o Grupo Ecobank é uma instituição de classe mundial e um orgulho africano. Presente em 35 países da África Subsaariana, a marca Ecobank é sinónimo de atividade bancária na África.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.