Brasil/Gana: AfroChamber assina MdE com GCA.

A AfroChamber do Brasil e a Global Chamber Accra do Gana assinaram nesta quarta-feira, 16 de Março de 2022, um Memorando de Entendimento (MdE, ou MOU na sigla em inglês) com o objetivo de fomentar as relações comerciais e económicas entre Brasil e o Gana.

O objectivo é o de promover os países, como destinos atrativos para investimento e turismo, com cooperação em áreas como Agricultura, Educação, Recursos Humanos, Planejamento e Gestão Urbana, Tecnologia e Assistência Técnica e o Comércio e Indústria em geral.

Durante a cerimónia de assinatura, Rui Mucaje, Presidente da AfroChamber, referiu-se a Mandela ao dizer:

“Gosto de citar Nelson Mandela, como ele disse: Se você fala com um homem em uma língua que ele entende, isso vai para a cabeça dele. Se falar com ele na língua dele, isso toca-lhe o coração”.

Por seu lado, Rubby Golo, Director Executivo da Global Chamber Accra afirmou:

“Este momento é oportuno porque nosso plano é construir relacionamentos com outras organizações pois acreditamos que a colaboração não pode ser feita por conta própria, você precisa de outras pessoas para ajudar a nutrir seu negócio”

Entre as ações propostas estão a participação ou organização de Feiras e Exposições, Simpósios, Seminários, Missões e outros eventos ligados aos negócios.

 

AfroChamber

A AfroChamber atua há 50 anos na promoção das Relações Económicas, de Comércio, Investimentos e intercâmbio tecnológico do Brasil com os Países Africanos.

 

Global Chamber Accra

A Global Chamber é uma comunidade global crescente de CEOs, executivos e líderes em 525 regiões metropolitanas ao redor do mundo, focada em ajudar as empresas a crescer dentro e entre as áreas metropolitanas.

 

Relações Brasil/Gana

O Brasil e o Gana estabeleceram relações diplomáticas em 1960 e as mesmas receberam novo impulso a partir anos 2000, com a intensa troca de visitas de altas autoridades. Gana tem sido um dos parceiros mais próximos do Brasil na África Ocidental, o que se reflete na intensificação do diálogo político e do comércio bilateral e no fortalecimento da cooperação técnica.

As Relações Económicas e Comerciais do Brasil com Gana têm evoluído de forma constante.

Em 2020, a corrente de comércio entre o Brasil e Gana alcançou 263 milhões de dólares e o Gana foi o 8° parceiro comercial do Brasil em África.

As exportações brasileiras para o Gana alcançaram 198 milhões de dólares sendo que os principais produtos exportados foram açúcar, carnes, líquidos alcoólicos e vinagres, preparações de carne e frutos do mar e papel e papelão.

Por outro lado, as importações brasileiras alcançaram 65 milhões de dólares representadas sobretudo por produtos como cacau, minérios, pérolas e pedras e metais preciosos e semipreciosos, gorduras animais e seus produtos e borracha.

Ainda durante a cerimónia de assinatura o Ministro Peter Taylor da Embaixada do Gana no Brasil sublinhou:

“O nosso compromisso é traduzir as fortes relações que temos em relações económicas vibrantes para o benefício mútuo de nossos dois países”.

Por sua vez, Doug Bruhnke, CEO Worldwide da Global Chamber Accra afirmou:

“Parte do que o comércio faz é criar compreensão e oportunidades para todos nós. Esses dois líderes poderão fazer a diferença”

Exprimindo a opinião e votos dos observadores presentes, Agnes Gifty Adjei-Sam – GEPA – Ghana Export Promotion Authority mencionou que:

“Como observadores, queremos desejar-lhes boa sorte e que a MdE traga bons negócios entre os dois países”.

O que achas da cooperação Brasil-África? E desta assinatura do MdE com o Gana? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Veja Também:

Entrevista Exclusiva a Rui Mucaje, Presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira

Imagem: © 2022 AfroChamber
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.