Brent arranca a semana nos 89,25 dólares.

Embora se continue a prever uma subida até 100 dólares, o barril do petróleo Brent, referência às exportações de Angola e Nigéria, iniciou a semana a negociar com uma alta positiva de 0,73 por cento ao fixar-se nos 89,25, dólares, contra os 88,52 dólares com que havia fechado na sexta-feira.

Ao longo desta segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022 as variações tenderam sempre para alta, num mês em que o preço já alcançou um máximo de 91,70 dólares.

De acordo com relatório da Investing.com sobre o comportamento do mês do preço do petróleo, no mês de Janeiro de 2022, o valor mais baixo registado nas negociações foi de 77,04 dólares, o que estima uma diferença entre a maior alta e a variação mais baixa de 14,66 dólares, representando um percentual de 12,05.

O preço médio apurado ficou-se nos 85,30 dólares, bem acima dos 59 dólares que Angola adotou como referência no Orçamento Geral de Estado desse ano.

Recorde-se que tal como Mercados Africanos noticiou, o preço do petróleo Brent subiu para o seu preço mais elevado em sete anos – a 18 de Janeiro de 2022 – impulsionado por interrupções no fornecimento na Líbia e na Nigéria, entre outros, e por uma recuperação na procura, apesar do aumento da variante Ómicron em todo o mundo.

O petróleo bruto – Angola, Nigéria, Guiné Equatorial, Gabão – cotado na Intercontinental Exchange (ICE), bolsa de valores especializada em negociação de energia, já havia atingido a 17 de Janeiro de 2022, o seu pico de Outubro de 2018.

Vários fatores estão a contribuir para esta recuperação, incluindo interrupções de produção do petróleo “na Líbia, Nigéria, Angola, Equador e, mais recentemente, no Canadá devido ao frio extremo”, explica Hussein Sayed, analista da Exinity.

 

O risco geopolítico

De acordo com as previsões de médio prazo de alguns analistas, se o conflito entre a Rússia e a Ucrânia escalar e levar a mais interrupções no fornecimento de gás russo para a Europa, os preços da energia e, portanto, do Brent, poderão aumentar ainda mais.

 

O que achas do aumento do preço do petróleo? Quando será que o preço vai estabilizar? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Brent com preço mais alto desde 2014

Brent pode chegar a 80 dólares/barril

Brent volta a subir e chega aos 75 dólares/barril

Brent chega a 71,35 dólares por barril

Brent a 69,82 dólares no mercado de Londres

Brent continua a subir

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.