Brent com preço mais alto desde 2014.

O preço do petróleo Brent subiu para o seu preço mais elevado em sete anos – na terça-feira, 18 de Janeiro de 2022 – impulsionado por interrupções no fornecimento na Líbia e na Nigéria, entre outros, e por uma recuperação na procura, apesar do aumento da variante Ómicron em todo o mundo.

O petróleo bruto Brent – Angola, Nigéria, Guiné Equatorial, Gabão – cotado na Intercontinental Exchange (ICE), bolsa de valores especializada em negociação de energia, estava a 87,28 dólares por volta das 6 da manhã de terça-feira, 18 de Janeiro de 2022 (+0,94%), superando assim o seu recorde de outubro de 2014 (86,74 dólares), mas de notar que já havia atingido na segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022, o seu pico de outubro de 2018.

O barril de West Texas Intermediate (WTIWTI) O West Texas Intermediate (WTI), também chamado de Texas Light Sweet, uma variação do Brent que serve como padrão na fixação do preço do petróleo e como matéria-prima para contratos futuros com a Nymex (New York Mercantile Exchange) para entrega em fevereiro subiu 0,68%, para 84,86 dólares.

Vários fatores estão a contribuir para esta recuperação, incluindo interrupções de produção do Brent “na Líbia, Nigéria, Angola, Equador e, mais recentemente, no Canadá devido ao frio extremo”, explica Hussein Sayed, analista da Exinity.

“Os mercados continuam focados no delicado equilíbrio entre oferta e procura, que parece ter um impacto bastante grande nas flutuações de preços ao longo da recuperação econômica pós-pandemia”

Observa Walid Koudmani, analista da XTB.

Além da queda na produção do Brent, há o risco geopolítico. De facto, de acordo com as previsões de médio prazo de alguns analistas, se o conflito entre a Rússia e a Ucrânia aumentar e levar a mais interrupções no fornecimento de gás russo para a Europa, os preços da energia e, portanto, do Brent, poderão aumentar ainda mais.

O que achas do aumento do preço do petróleo? A gasolina está mais cara? Queremos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”

 

Ver Também:

Brent pode chegar a 80 dólares/barril

Brent volta a subir e chega aos 75 dólares/barril

Brent chega a 71,35 dólares por barril

Brent a 69,82 dólares no mercado de Londres

Brent continua a subir

close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.