Burquina Fasso: S&P baixa nota para “CCC+/C”

A agência global de classificação creditícia Standard and Poors Global Ratings (S&P) acaba de descer a notação do Burquina Fasso de “B/B” para “CCC+/C”, segundo um comunicado de imprensa recebido, nesta quinta-feira, 27 janeiro 2022, na redação de Mercados Africanos.

Esta descida drástica de notação do país segue-se ao golpe de estado dirigido por uma junta apelidada de “Movimento Patriótico para Salvaguarda e Restauração” (MPSR).

Esta classificação “CCC+\C” é altamente especulativa o que dificultara que o Burquina Fasso consiga empréstimos e se os conseguir terá que pagar juros muito elevados, para além de medida muito apertadas de como a economia e as finanças do país serão, a partir de agora orientadas pelos militares.

Nas mãos dos militares desde 24 de Janeiro de 2022, o país da África Ocidental tem a sua constituição e parlamento suspensos e a S&P não descarta a possibilidade da notação do Burquina Fasso, se deteriore ainda mais nos próximos meses.

Os riscos de que o país deixe de poder fazer os pagamentos dos próximos juros da sua dívida são altos, segundo a S&P.

A S&P também menciona que a comunidade financeira internacional teme que a junta se aproprie dos escassos recursos disponíveis das autoridades financeiras do país.

A próxima avaliação da S&P do Burquina Fasso está marcada para 13 de Maio de 2022.

A classificação pode ser ainda mais drástica se a junta for sancionada pela UEMOA, CEDEAO e a comunidade internacional, o que causará o encerramento do acesso do país à dívida concecional e comercial .

Reeleito em novembro de 2020 para um segundo mandato de 5 anos, o presidente Roch Marc Christian Kaboré está nas mãos dos amotinados.

Segundo a S&P o Burquina Fasso está a dar um passo atrás no processo democrático iniciado desde 2015.

 

O que achas desta decisão? A S&P está a castigar o país pelo golpe de estado? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.