O Banco Mundial aprovou um crédito adicional de 10 milhões de dólares ao projeto de inclusão social e mitigação das consequências económicas da covid-19 em Cabo Verde, beneficiando mais 18 mil famílias com Rendimento Social de Inclusão, que recebem um apoio de 5.500 escudos (50 euros).

“Estamos a trabalhar para todos os cabo-verdianos. O Governo que tenho a honra de liderar, acaba de conseguir a aprovação de um crédito adicional de 10 Milhões de Dólares a Cabo Verde para financiamento do Projeto de Inclusão Social. A credibilidade da nossa governação está na forma como os parceiros tratam e processam os nossos pedidos”, anunciou, no domingo ao final do dia, o primeiro-ministro de Cabo Verde.

O programa de Rendimento Social de Inclusão foi recentemente atribuído a cerca de 4.500 famílias e devido à “situação emergencial provocada” pela pandemia de covid-19, foi alargado para mais cerca de 5.500 famílias. Com este reforço, serão beneficiadas mais 18 mil famílias, abrangendo globalmente 28 mil famílias.

Cabo Verde vive uma crise económica provocada pela pandemia, com o setor do turismo, que garante 25% do PIB, parado desde março, com perdas que podem chegar aos 70% na procura turística e uma taxa de desemprego estimada que duplicou em 2020, para cerca de 20%.

“Este crédito adicional de 10 milhões de dólares vai ter um impacto direto na vida dos cabo-verdianos, na vida dos que mais necessitam, na vida das famílias, das crianças, dos jovens e dos mais idosos. Mais esta ação concreta do Governo irá beneficiar mais 18 mil famílias com Rendimento Social de Inclusão, no valor mensal de 5.500 escudos por família”, declarou Ulisses Correia e Silva.

Insiste que o Governo “tem feito esforços consideráveis para amortecer os choques provocados por esta crise” e “atuando sobretudo com foco nas pessoas e no seu bem-estar”.  “Tenho sempre em mente a felicidade e o bem estar dos cabo-verdianos, de todos os cabo-verdianos”, afirmou Ulisses Correia e Silva, embora sem adiantar as condições deste novo empréstimo do Banco Mundial a Cabo Verde.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.