Cabo Verde: Porto Inglês moderniza-se.

“As obras de expansão e modernização de Porto Inglês é aguardada com uma enorme expetativa não só dos maienses como de todo o Cabo Verde”.

Declarou o Ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente, nesta segunda-feira, 4 de Abril 2022, durante uma visita aos estaleiros, porto e quebra-mar, na cidade de Porto Inglês.

Este é um grande investimento realizado pelo Governo de Cabo Verde e que conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, em 50%, e a outra metade do Estado de Cabo Verde, num total aproximado de 15 milhões de euros, segundo noticia publicada na porta do governo do Arquipélago, consultado por Mercados Africanos.

As obras de expansão e modernização do Porto Inglês, na ilha do Maio, decorrem a um bom ritmo. A expetativa é que em finais de julho deste ano seja concluído e entregue à população maiense, mas também, a todos os cabo-verdianos.

A conclusão das obras está a ser aguardada com elevada expetativa uma vez que vai ajudar na alavancagem do desenvolvimento da ilha do Maio, num maior fluxo turístico interno e para quem quiser conhecer melhor as ilhas de Cabo Verde e nelas desenvolver negócios.

Após a conclusão das obras, o Porto da cidade de Porto Inglês, será dotado de uma Gare Marítima, elevando, ainda mais, a qualidade dos serviços que a ilha do Maio passará a dispor.

“Mas o mais importante é que a ilha do Maio passará a ter capacidade de receber qualquer tipo e navio que circula nas águas nacionais”.

“Passará a ter duas viagens diárias e passará a ter as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento de toda a cadeia de turismo, recebendo contentores”, ressaltou o ministro.

Com estes investimentos, perspetiva-se, também, o crescimento do número de turistas para 100 mil/ano.

“Isto é algo que será transformador para a ilha do Maio, para o negócio local, desencrava a ilha do Maio como destino turístico”.

“Tal como os aeroportos internacionais desempenharam um papel fundamental na Boa Vista, acreditamos que o porto do Maio irá desempenhar a mesma função”.

O governante visitou, ainda, as obras de requalificação das estradas que liga o Porto à avenida que dá acesso à cidade do Porto Inglês e ao aeroporto e, ainda, á pedreira de onde são extraídas as pedras utilizadas nas obras de ampliação e modernização do porto.

As obras do porto estão a ser feitas em seis frentes: expansão da plataforma logística, reabilitação do porto, reabilitação do quebra-mar, execução da rampa RORO e construção da estrada de acesso à avenida da cidade e ao aeroporto.

 

O que achas deste investimento na Ilha do Maio? Porto Inglês é uma boa aposta em Cabo Verde? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © Armando Cunha Cabo Verde
close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.